Servidores do TJAP defendem dissertações de mestrado pela UNIFAP com temáticas na área da saúde
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que já é conhecido por contar com uma força de trabalho de alto nível, acaba de galgar mais um degrau e confirmar este padrão de excelência. A psicóloga Cláudia Moura (lotada na 2ª Vara Criminal de Macapá) e o enfermeiro Edinaldo Siqueira (chefe do Serviço Médico do TJAP), defenderam, nas últimas semanas, suas dissertações de mestrado junto às bancas na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A tese de Cláudia Moura, defendida ontem (21/09), abordou a saúde e as influências do ambiente e condições de trabalho na qualidade de vida do trabalhador. Já Edinaldo Siqueira, que defendeu sua dissertação em 27 de agosto, abordou ações de educação e saúde no combate aos fatores de risco da hipertensão arterial sistêmica.
“Eu me sinto gratificada por ter concretizado nessa pesquisa a minha experiência de vários anos trabalhando na área, onde além de minhas impressões, pude comprovar e expressar que o ambiente de trabalho, assim como pode ser prazeroso, também pode ser fonte de sofrimento”, revelou Cláudia.
Ela registrou ainda sua satisfação em saber que ajudou trabalhadores a perceber o ambiente laboral com essa potencialidade. “Esse mestrado vem autenticar o meu alerta e ajudá-los a buscar estratégias para mudar essa condição para terem uma melhor qualidade de vida no trabalho”, concluiu.
Para Edinaldo, o tema de sua defesa do mestrado teve como motivação o fato de que a principal causa de morte hoje no mundo são as doenças circulatórias e, entre elas, a hipertensão arterial, que não é só uma doença, mas também um fator de risco para outras doenças. “No caso da pandemia de COVID-19, por exemplo, os hipertensos têm um maior risco de morte”.
Ao revelar que fez o mestrado com o intuito de adquirir mais conhecimento científico, para uso em prol dos servidores, Edinaldo se declara “realizado em todos os aspectos com o mestrado, pois me sinto muito mais preparado para desenvolver meu trabalho”.
“Hoje ainda são poucas pessoas que conseguem alcançar esse grau de formação e isso também me dá uma realização pessoal muito grande”, declarou, acrescentando que uniu o útil ao agradável e conseguiu transformar o mestrado em um trabalho muito prazeroso.
Ele defende que este trabalho de educação e prevenção em saúde se torna cada dia mais importante, “pois nosso público interno, daqui a 10 ou 15 anos, será de muitos servidores idosos, e o fator da idade também é muito relevante para tratar da saúde”.
- Macapá, 22 de setembro de 2020 -
Texto: Aloísio Menescal
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 22 Setembro 2020 12:40