O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá redesigna primeiro julgamento presencial por falta de quórum do corpo de jurados

Tribunal do Juri retorno Macapá (11).jpeg

Com os julgamentos paralisados desde março devido à pandemia do novo coronavírus, a 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá marcou para esta segunda-feira (21), a retomada dos júris presenciais, mas teve que redesignar o julgamento para nova data por falta de quórum – apenas 12 dos 25 jurados sorteados no mês de agosto compareceram, e o quórum mínimo é de 15 presentes. A nova data para julgamento do processo nº 0034006-21.2013.8.03.0001 ainda será marcada. (ACOMPANHE A ENTREVISTA)

STribunal do Juri retorno Macapá (1).jpegegundo o técnico judiciário Herberth de Freitas, foram sorteados mais jurados nesta segunda-feira para que se tenham as condições necessárias para a realização do próximo júri, marcado para esta quarta-feira (23). “Nós vamos ter outro júri que já está designado para depois de amanhã e sorteamos novos jurados que possam estar presentes. Esperamos ter quórum para que possamos fazê-lo”, explicou o servidor.

Para receber com maior segurança o público, o plenário do Tribunal do Júri foi reorganizado e as sessões serão feitas sem plateia, permanecendo no plenário apenas partes (réus, defesa e acusação) e jurados, além do juiz e a equipe auxiliar (que inclui os policiais). São obrigatórios o uso de máscara, o distanciamento individual e a aferição de temperatura na entrada do prédio.

O Tribunal do Júri, ou Júri Popular, tem competência para processar e julgar os crimes dolosos contra vida, entre eles: homicídio, tentativa de homicídio, infanticídio e aborto. Sob a presidência de um juiz, são selecionados 25 voluntários cadastrados que deverão comparecer ao julgamento como julgadores e, dentre eles, serão sorteados apenas sete para compor o Conselho de Sentença que irá definir a responsabilidade do acusado pelo crime.

- Macapá, 21 de setembro de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD