Psicóloga da Vara de Infância de Santana realiza lives focadas em autoestima e prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

livesmarcilobato

A paixão por uma profissão, e pela missão que ela acarreta, muitas vezes ultrapassa a vivência no ambiente de trabalho e as rotinas diárias. Um exemplo disso é a servidora e psicóloga Marciene Lobato, lotada na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, que durante todo o mês de setembro tem realizado encontros virtuais ao vivo (lives) em seu perfil no instagram, no endereço @psi_marcilobato, voltadas ao debate sobre temas sensíveis como depressão e suicídio. (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ÍNTEGRA DA LIVE)

Utilizando as lives como ferramenta, Marciene procura promover junto aos colegas de profissão ou áreas correlatas e a leigos interessados, um conhecimento um pouco mais profundo e plural sobre estes fenômenos, seus aspectos mais imediatos e pressupostos motivacionais, sempre com a participação de profissionais da área da psicologia. No último dia 17, por exemplo, ela transmitiu live com o tema “Autoestima e a prevenção ao suicídio”, quando recebeu a também psicóloga Silvia Melo, que apresentou a todos o Projeto Aceito-me.

De acordo com Marciene, a iniciativa no mês de setembro tem um motivo especial. “O Setembro Amarelo é um mês mundialmente dedicado ao cuidado com as pessoas na prevenção do suicídio e, na última live, por exemplo, o tema foi o papel da autoestima nessa prevenção”, explicou.

“A autoestima em baixa, a falta de uma autoaceitação, tanto em homens quanto em mulheres, muitas vezes é motivo para uma série de problemas, que vão desde a depressão, anorexia e bulimia até o suicídio, mas precisamos conscientizar as pessoas de que existem outras belezas além da física que precisam ser percebidas e valorizadas”, explicou.

Entre os pontos defendidos na live, a psicóloga ressaltou que “quando nos sentimos bem, por dentro, nos aceitando, consequentemente mostramos aprimoramos nossa beleza externa, nossa beleza física”.

A psicóloga Sílvia Melo, que participou nesta edição como convidada e apresentando o Projeto Aceito-me, explicou que a iniciativa –que une fotografia, maquiagem e psicologia –tem sido muito bem aceita pelo público. “O Projeto surgiu de forma inesperada, em uma conversa minha com um amigo fotógrafo, quando pedi para fazer um ensaio com uma sobrinha que está acima do peso ideal e que tem dificuldade em aceitar isso”, relatou.

“Ele também sentiu essa necessidade de trabalhar a autoestima das mulheres, juntando a psicologia e a fotografia para influenciar a autoimagem dessas mulheres”, observou Sílvia Melo. “Uma vez que ela viu uma foto e se viu bonita, o olhar dela mudou”, revelou, acrescentando que “o projeto hoje não abraça só mulheres, mas também homens e pessoas trans”.

Para participar do Projeto Aceito-me, basta entrar em contato pelo direct no instagram @projetoaceito_me e explicar como gostaria de participar ou contribuir com a iniciativa (todos os profissionais envolvidos atuam de maneira voluntária e solidária).

Projeto permanente

Marciene explica que sua iniciativa com as lives não são restritas ao Setembro Amarelo, lançando um projeto, com tema específico, a cada mês. “No Agosto Lilás, que promove o combate à violência contra a mulher, por exemplo, o trabalho foi voltado para as mulheres”, com lives contemplando temas como empoderamento feminino, qualidade de vida aos 40 e empreendedorismo feminino.

“Para outubro estou com uma proposta voltada ao mercado de trabalho, renovação e formação profissional, pois nesse período o comércio deve procurar mão de obra temporária e pretendo indicar caminhos para a pessoa se aprimorar para uma recolocação profissional”, sinalizou Marciene.

A psicóloga esclarece que as lives podem ser assistidas por qualquer pessoa, inclusive e principalmente sem formação na área de psicologia, pois “procuro levar de forma leve e com linguagem acessível temas diversos de saúde mental, com a contribuição de vários profissionais que abordam as questões não de forma clínica, mas para proporcionar práticas que qualquer um pode fazer em casa”.

As lives de Marciene Lobato são realizadas toda quinta-feira, sempre a partir das 20 horas no instagram @psi_marcilobato


- Macapá, 18 de setembro de 2020 -

Texto: Aloísio Menescal
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD