Oficial de Justiça do TJAP fala sobre o projeto ''Valorizando Vidas'' que atua na prevenção à depressão e ao suicídio
O projeto social ''Valorizando Vidas", criado há 8 anos, realiza ações sociais que levam música, teatro, dança e palestras a escolas, igrejas, praças e logradouros públicos. O objetivo da iniciativa é ajudar jovens e adolescentes no Amapá no enfrentamento à depressão e ao suicídio de forma lúdica. No mês de setembro, as ações ganham mais força. Quem fala sobre o programa é o Oficial de Justiça Gesiel Oliveira, que também é pastor.
Ele informa que o movimento conta com uma equipe de 25 voluntários envolvendo pessoas de diversas matrizes religiosas que saem dos templos para os logradouros públicos a fim de sensibilizar a sociedade e mostrar, para aqueles que se encontram nesses estados emocionais vulneráveis, que eles podem receber ajuda para enfrentar desafios e dificuldades. O coordenador destaca a falta de diálogo familiar como um dos fatores principais que levam à depressão e ao suicídio, e que foi pensando nesses casos que decidiu dar início ao projeto.
''Há alguns anos resolvemos sair da inércia e partir para a ação. Então criamos o projeto Valorizando Vidas, que é um projeto social que envolve famílias dispostas e motivadas a ajudar a sociedade e mostrar para as pessoas que elas podem encontrar ajuda numa palavra de apoio, incentivo, conforto e motivação. O importante é que essas famílias estejam sempre munidas de informações sobre o combate à depressão, criando uma consciência preventiva'', disse o idealizador e coordenador do Projeto, Gesiel Oliveira.
Ele comentou ainda sobre o mau uso das redes sociais, citando o momento atual de virtualização como fator determinante para a depressão. ‘‘Infelizmente as redes sociais não estão sendo utilizadas de maneira adequada para o bem e edificação da mente. O uso inadequado dessas ferramentas aproxima quem está longe e distancia quem está perto, criando um bloqueio no diálogo familiar. Dessa forma, os filhos vão se distanciando dos pais e os pais sem perceber vão perdendo seus filhos’’, finalizou.
Por conta do período de pandemia, as ações presenciais do projeto estão suspensas, mas os atendimentos de escuta e diálogos continuam de maneira virtual com a realização de lives, chamadas de vídeos, mensagens e ligações telefônicas. Para conhecer mais sobre o projeto e formas de contribuir ou mesmo pedir apoio emocional, o Valorizando Vidas disponibiliza o seguinte número: (96) 9 9150 1008 (celular e whatsapp).
- Macapá, 10 de setembro de 2020 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 10 Setembro 2020 07:40