Artigo sobre o Projeto Juliet é selecionado em Concurso Nacional da Associação dos Magistrados Brasileiros
O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) esteve muito bem representado no I Concurso de Artigos Científicos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). De autoria do juiz Esclepíades de Oliveira Neto, titular do Juizado da Infância e da Juventude - Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas da comarca de Macapá, o artigo “Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Crise: O Projeto Juliet (Justiça, Laboratório de Inovação Gerencial e Tecnologia da Informação) e a Gestão Judiciária em Tempos de Pandemia” esteve entre os 10 primeiros selecionados pela Banca Examinadora, que teve a juíza Elayne Cantuária, vice-presidente para Assuntos Legislativos da AMB, como integrante. (CONFIRA A CERIMÔNIA AQUI)
Segundo o juiz Esclepíades, ter ficado como o 8º selecionado no concurso é motivo de muita alegria. “Ao final ficamos muito felizes pela classificação entre os 10 primeiros e pela promessa de publicação tanto no Conjur como em revista especializada da AMB. E este concurso deve servir de inspiração para outras iniciativas de estímulo à produção acadêmica por parte de magistrados e servidores”.
O magistrado ressaltou que o I Concurso de Artigos Científicos do CPJ da AMB, que entregou o Prêmio Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, foi uma ideia muito feliz, não só por estimular a produção de artigos científicos, mas por utilizar duas importantes pesquisas que foram feitas recentemente envolvendo a carreira da magistratura, o sistema de Justiça e sua interface com a sociedade. Os trabalhos que o magistrado cita como base do Concurso são: “Quem somos. A magistratura que queremos” e o “Estudo da imagem do Judiciário brasileiro”.
O juiz avalia que a formatação deste edital, a partir destas duas pesquisas, possibilitou a produção de um conteúdo de riquíssima qualidade. “O que mais me chamou atenção e mais me motivou a escrever e me inscrever neste edital foi essa proposta de conhecer melhor a matéria prima que se revelava nas pesquisas jurídicas”, revelou, acrescentando que “podia escolher só uma, mas escolhi as duas acrescentando um estudo sobre o impacto da pandemia da covid-19 na Justiça em todo o mundo”.
De acordo com a juíza Elayne Cantuária, vice-presidente para Assuntos Legislativos da AMB e membro da banca examinadora, “foi uma honra ter sido convidada para participar da banca, composta por profissionais tão ilustres e renomados, e ainda sob a liderança do Ministro Luis Felipe Salomão do STJ”.
A magistrada garante que os artigos foram de altíssimo nível e a escolha dos vencedores foi muito difícil. “Mesmo em plena pandemia, os colegas magistrados escreveram sobre os mais diversos temas relativos às pesquisas da AMB, demonstrando seu forte compromisso com a Magistratura”, observou.
Sobre a classificação do juiz Esclepíades, a magistrada comemorou o fato de seu artigo ter ficado entre os 10 primeiros, “pois nosso colega Esclepíades terá seu artigo publicado”. “Fiquei muito feliz por ele”, concluiu.
Um total de 41 artigos, todos escritos por magistrados associados à AMB, foram submetidos ao concurso. Os dez melhores, conforme a pontuação obtida, serão publicados em periódicos da AMB e os 30 melhores serão publicados na revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur). (CONFIRA O RANKING DE APROVADOS)
O I Concurso de Artigos Científicos da instituição foi realizado com o intuito de celebrar dos 71 anos da AMB por meio do incentivo à produção acadêmica e a uma análise crítica dos dados das duas pesquisas promovidas pela associação. O concurso foi coordenado pelo diretor do CPJ/AMB, ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Associação dos Magistrados Brasileiros é presidida pela juíza Renata Gil, e dispõe ainda da Escola Nacional da Magistratura, dirigida pelo desembargador Caetano Levy, que desempenha o papel de orientar a atuação das demais Escolas da Magistratura no país.
- Macapá, 08 de setembro de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 08 Setembro 2020 13:16