O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Nesta quinta-feira (03) a Justiça do Amapá inaugura novo espaço da Central de Conciliação do 2º Grau

preparainaugurasalacejusc2ºgrau.jpg

Está tudo pronto para inauguração de mais um espaço dedicado à conciliação no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), a nova sala do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do 2º Grau. A cerimônia ocorrerá na manhã de quinta-feira (03), às 9h30, com a presença do Presidente do TJAP, Desembargador João Lages; da Vice-Presidente, e Coordenadora do CEJUSC 2º Grau, Desembargadora Sueli Pini; e o Corregedor-Geral, Desembargador Carmo Antônio de Souza, e com transmissão pelo Facebook da Instituição.

O Relatório Justiça em Números 2020, ano referência 2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reconheceu que, neste ano de 2020, o CEJUSC 2º grau do TJAP foi o que mais conciliou entre todos os Tribunais estaduais do Brasil. “A Justiça do Amapá tem tradição em apostar na conciliação para desjudicialização de conflitos, o que impacta positivamente na desobstrução da pauta de julgamentos”, disse o Desembargador João Lages.

A política de conciliação consta como Meta 3 para o Poder Judiciário Brasileiro em 2020. De acordo com a Desembargadora Sueli Pini, “é muito importante destacar que em 2017 e 2018 o TJAP também foi o Tribunal que mais fez acordos antes da Semana Nacional de Conciliação; e que em 2018 figurou como o CEJUSC 2º Grau que mais conciliou”.

O índice de conciliação é dado pelo percentual de sentenças e decisões resolvidas por homologação de acordo em relação ao total de sentenças e decisões terminativas proferidas. A conciliação é uma política adotada pelo CNJ desde 2006. Por meio da Resolução CNJ nº 125/2010 foram criados os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) e os Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), que visam fortalecer e estruturar unidades destinadas ao atendimento dos casos de conciliação.

- Macapá, 02 de setembro de 2020 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD