Chefe do Serviço Médico do TJAP recomenda atenção redobrada com cuidados preventivos à contaminação no retorno gradual às atividades presenciais
Prestes a entrar na segunda etapa do retorno gradual dos atendimentos presenciais no TJAP, e com boa parte do comércio e serviços públicos já autorizado, há o risco de algumas pessoas relaxarem com o cuidados achando que o pior da pandemia do novo coronavírus já passou. Segundo o chefe do Serviço Médico do TJAP, o enfermeiro Edinaldo Siqueira, a situação é justamente o contrário. “Com mais pessoas presentes precisamos manter e até intensificar nossa atenção com os cuidados”, defende.
Para garantir a plena atenção a tais cuidados, conforme recomendados por autoridades de saúde e confirmados pelo Ato Conjunto nº 552/2020-GP-CGJ e outras normas anteriores, Edinaldo relembra que uma comissão formada por membros do Serviço Médico, Departamento Administrativo (DA), Gabinete Militar e Sindicato dos Serventuários da Justiça (SINJAP) avaliará o atendimento aos protocolos em cada unidade judicial e departamento administrativo da Justiça do Amapá. “A ideia é assegurar que as medidas estão sendo executadas e verificar onde precisam ser melhoradas”, acrescentou.
Entre os cuidados relacionados na norma citada, estão: uso obrigatório de máscara, distanciamento individual mínimo de 1,5m, higienização de mãos (com água e sabão ou álcool gel 70%), uso de face shield (máscara de rosto inteiro) em serviços externos etc.
O chefe do Serviço Médico acrescentou que os cuidados que já são conhecidos pela maioria – como higienização de mãos, uso obrigatório de máscaras, arejamento de ambientes e distanciamento individual – não devem ser praticados somente no ambiente de trabalho. “Algumas pessoas até seguem muitos cuidados quando fora de casa, até por exigências legais de usar máscara, por exemplo, mas quando chegam em casa relaxam, e isso não deve ocorrer”, observou.
“Quando chegamos em casa devemos, preferencialmente, evitar entrar com todo e qualquer objeto que esteve fora, se possível até tomar banho em ambiente externo”, orientou Edinaldo, acrescentando que “não sendo possível deixar tudo, é importante higienizar cada objeto”.
- Macapá, 02 de setembro de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quarta, 02 Setembro 2020 07:59