No Dia do Psicólogo, Live com Profissionais do TJAP aborda saúde mental em tempos de pandemia
O Dia do Psicólogo, comemorado nesta data (27.08), foi celebrado pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) com uma Live transmitida pelo Canal do TJAP no YouTube, apresentando o tema “Como manter a saúde mental em tempos de pandemia”. A Live contou com três renomadas profissionais que atuam no Poder Judiciário, psicólogas Arlena Brandão, do Departamento de Gestão de Pessoas (DGESP); Marciene Lobato, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana; e Rozana Trajano Feijão, Diretora da Central Psicossocial da Comarca de Macapá. (ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE)
Arlena Brandão falou sobre o Programa Qualidade de Vida, operacionalizado pelo DEGESP/TJAP, que “disponibilizou uma Central de atendimento 24 horas durante o período do isolamento social, para atender magistrados, servidores e colaboradores da Justiça”. Destacou também que “ainda estamos vivendo um momento preocupante, que agrava o quadro das pessoas que já sofrem de transtornos em saúde mental, e desenvolve em outras pessoas esses transtornos”.
Arlena ressalta que é preciso “tirar o foco dos aspectos negativos da pandemia e pensar no que tem de positivo como a de definição do protocolo médico; a vacina que já está em fase final de testagem; os números da COVID no Amapá, que diminuíram bastante em relação às internações e aos óbitos, e apoiar a confiança nesses aspectos, porque fixar o pensamento nos aspectos negativos só vai reativar o estado de insegurança e de incerteza”, orientou.
Para Marciene Lobato “é possível manter a saúde mental, e a pandemia nos trouxe essa consciência diante de uma cultura que valoriza mais o físico, porque nos obrigou a parar a vida para olharmos para dentro de nós, e as pessoas passaram a ter um olhar menos preconceituoso para os profissionais de saúde mental”.
A Psicóloga da Vara da Infância de Santana disse também que “é preciso evitar as más notícias, as fakenews e movimentar o corpo para combater a ansiedade; também é necessário aprender a silenciar, ouvir melhor o seu interior, fazer meditação, procurar ocupar o tempo com estudos e outras atividades construtivas”. Outra dica muito importante, “resignificar esse momento difícil, enxergando e valorizando mais os fatores de aprendizado”.
Atuando em trabalho remoto, Rozana Trajano a coletividade nesta pandemia é virtual e muito importante. “Para nós psicólogos e todos da área da saúde foi um momento de quebra de muitos preconceitos. A coletividade passou a sentir mais a importância desses profissionais, principalmente porque foi consolidado o modelo de atendimento virtual”, disse.
Ressaltando o papel desses profissionais deste período de exceção, Rozana destacou que “às vezes uma palavra de auxílio como ‘você vai ficar bem, faça isso ou aquilo’ já é suficiente para amenizar a angústia. A Psicóloga enfatizou ainda que “é preciso compreendermos que sentir medo e aflição em uma situação como esta, nunca antes vivenciada por nós, é normal, mas que há profissionais capazes de ajudar a passar por essa situação de uma forma melhor”.
- Macapá, 27 de agosto de 2020 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 27 Agosto 2020 13:40