No Dia do Psicólogo, Live com Profissionais do TJAP aborda saúde mental em tempos de pandemia

Cópia de livesaudepublicapandemia.jpgO Dia do Psicólogo, comemorado nesta data (27.08), foi celebrado pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) com uma Live transmitida pelo Canal do TJAP no YouTube, apresentando o tema “Como manter a saúde mental em tempos de pandemia”. A Live contou com três renomadas profissionais que atuam no Poder Judiciário, psicólogas Arlena Brandão, do Departamento de Gestão de Pessoas (DGESP); Marciene Lobato, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana; e Rozana Trajano Feijão, Diretora da Central Psicossocial da Comarca de Macapá. (ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE)

Arlena Brandão falou sobre o Programa Qualidade de Vida, operacionalizado pelo DEGESP/TJAP, que “disponibilizou uma Central de atendimento 24 horas durante o período do isolamento social, para atender magistrados, servidores e colaboradores da Justiça”. Destacou também que “ainda estamos vivendo um momento preocupante, que agrava o quadro das pessoas que já sofrem de transtornos em saúde mental, e desenvolve em outras pessoas esses transtornos”.

Arlena ressalta que é preciso “tirar o foco dos aspectos negativos da pandemia e pensar no que tem de positivo como a de definição do protocolo médico; a vacina que já está em fase final de testagem; os números da COVID no Amapá, que diminuíram bastante em relação às internações e aos óbitos, e apoiar a confiança nesses aspectos, porque fixar o pensamento nos aspectos negativos só vai reativar o estado de insegurança e de incerteza”, orientou.

Para Marciene Lobato “é possível manter a saúde mental, e a pandemia nos trouxe essa consciência diante de uma cultura que valoriza mais o físico, porque nos obrigou a parar a vida para olharmos para dentro de nós, e as pessoas passaram a ter um olhar menos preconceituoso para os profissionais de saúde mental”.

A Psicóloga da Vara da Infância de Santana disse também que “é preciso evitar as más notícias, as fakenews e movimentar o corpo para combater a ansiedade; também é necessário aprender a silenciar, ouvir melhor o seu interior, fazer meditação, procurar ocupar o tempo com estudos e outras atividades construtivas”. Outra dica muito importante, “resignificar esse momento difícil, enxergando e valorizando mais os fatores de aprendizado”.

Atuando em trabalho remoto, Rozana Trajano a coletividade nesta pandemia é virtual e muito importante. “Para nós psicólogos e todos da área da saúde foi um momento de quebra de muitos preconceitos. A coletividade passou a sentir mais a importância desses profissionais, principalmente porque foi consolidado o modelo de atendimento virtual”, disse.

Ressaltando o papel desses profissionais deste período de exceção, Rozana destacou que “às vezes uma palavra de auxílio como ‘você vai ficar bem, faça isso ou aquilo’ já é suficiente para amenizar a angústia. A Psicóloga enfatizou ainda que “é preciso compreendermos que sentir medo e aflição em uma situação como esta, nunca antes vivenciada por nós, é normal, mas que há profissionais capazes de ajudar a passar por essa situação de uma forma melhor”.

- Macapá, 27 de agosto de 2020 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD