Magistrados e servidores da Comarca de Santana avaliam atividades presenciais uma semana após o retorno gradual
Segundo maior município do estado, a Comarca de Santana realizou diversas adequações em seu espaço físico para receber o jurisdicionado da região. Na primeira semana após a retomada gradual de 25% da força de trabalho, ocorrida no dia 17 de agosto, os atendimentos in loco ainda são tímidos. O bom fluxo gerado pelos atendimentos por meios telefônicos e via aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, possibilitou que não houvesse aglomeração na Unidade.
Com os trabalhos presenciais iniciados 15 dias antes, integrando um projeto piloto de retomada gradual das atividades, o titular da 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Santana, juiz Bonifácio Lima da Mata, ressaltou que os atendimentos estão ocorrendo normalmente e seguindo todas as orientações de prevenção ao Coronavírus. “Como iniciamos um pouco antes, já estamos operando com 50% de nossa força de trabalho, e é importante frisar que a Justiça do Amapá segue sensível ao momento de pandemia e por isso está atendendo todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde”, ponderou o magistrado.
A juíza Michelle Farias, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santana, avaliou positivamente a primeira semana de atividades presenciais. Segundo a magistrada, foi um retorno tranquilo tendo em vista todos os cuidados tomados para garantir a saúde de magistrados, servidores, colaboradores e da população. “Foi uma semana muito satisfatória, pois o retorno já era muito esperado pela nossa equipe. Somente na primeira semana, já realizamos cinco audiências e estamos preparados, inclusive, disponibilizando uma sala para aqueles que não possuem condições para participar das videoconferências que possam utilizar nosso espaço”, afirmou a juíza.
Com três a quatro audiências realizadas por dia, a Central de Conciliação de Santana está mesclando tecnologia com os atendimentos presenciais. Segundo a servidora Ivanir do Socorro Jesus, as pautas para os meses de agosto e setembro já estão fechadas. “Estamos com uma extensa pauta de audiências que serão em sua maioria realizadas por videoconferências, mas já estamos também recebendo as partes para algumas audiências presencialmente”.
Para dar ainda mais comodidade ao jurisdicionado, o estagiário de Direito, Erico do Espírito Santo, lotado no CEJUSC/Santana, aprimorou o atendimento via WhatsApp com a criação de um QR Code para a unidade. “Como já tinha um certo conhecimento sobre o aplicativo, sugeri a nossa equipe a utilização da tecnologia do QR Code, assim, basta apontar a câmera do celular para o código que imediatamente será redirecionado para o atendimento via WhatsApp, e se necessário já virá ao Fórum com todas as documentações necessárias para resolver seus conflitos”, concluiu.
- Macapá, 26 de agosto de 2020 -
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- Criado: Quarta, 26 Agosto 2020 07:40