O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Grupo de Trabalho de Incentivo à Participação Feminina no Judiciário do Amapá realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (13)

GT PARTICIPAÇAOFEMININA.jpegO Grupo de Trabalho de Incentivo à Participação Feminina no Judiciário amapaense realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (13.08), em ambiente virtual, com discussões centradas na necessidade de implementação de políticas públicas, ações, atos e programas no âmbito da Justiça. A iniciativa atende ao cumprimento da Resolução Nº 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O GT é integrado pelas juízas Elayne Cantuária, titular da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá e Vice-Presidente para Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Liége Gomes, titular da 1ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá e Corregedora Permanente dos Cartórios Extrajudiciais; além da servidora Anne Marques, Presidente do Sindicato dos Serventuários da Justiça do Amapá (SINJAP). 

Para a juíza Elayne Cantuária, que preside o Grupo de Trabalho, “a missão é árdua, mas extremamente importante e gratificante”. De acordo com a magistrada, o GT promoverá “diálogos, construção de pontes, mapeamento do cenário, quantificação de dados e elaboração de plano de ação”. Essas respostas “teremos que dar em curto espaço de tempo para uma Justiça que tem mulheres como significativa parte de sua força de trabalho, entre magistradas e servidoras”, destacou.

A elaboração de estudos, análise de cenários, eventos de capacitação e diálogo a respeito da Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário pretende assegurar a igualdade entre homens e mulheres no ambiente institucional.

A servidora Anne Marques considera gratificante participar de uma comissão que vai estudar a implementação de políticas que venham valorizar a participação da mulher no Judiciário Estadual. A sindicalista ressaltou que “partindo das representações femininas isso é mais importante ainda, porque representamos todas as servidoras da Justiça e as juízas Elayne e Liége apresentam também o olhar das magistradas”.

- Macapá, 14 de agosto de 2020 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD