A Justiça não para: Cejusc Centro se reinventa durante a pandemia e abraça o uso das novas tecnologias para aprimorar o atendimento ao público

macdowellcejuscA pandemia do covid-19 representou um grande impacto na economia e nos serviços públicos de todo o mundo. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum de Macapá (Cejusc Centro) sentiu o mesmo impacto inicial – assim como toda a Justiça –, mas soube reiventar e transformar a adversidade em oportunidade de aprimoramento. Segundo o supervisor da unidade, Mackdowel Pureza, inicialmente o Cejusc Centro fez o seu atendimento por home office, realizando videoconferências pelos telefones celulares, mas não foi o suficiente para atender a demanda das varas judiciais. “Para dar conta do volume de processos que chegou, ampliamos o atendimento com realização das audiências por videoconferência, mas diretamente do Cejusc Centro, o que foi possível instalando webcams e o aplicativo Zoom”, explicou.

cejusccentraljulho2020Mas o regime diferenciado de trabalho, estabelecido pelo Poder Judiciário para evitar aglomerações e proteger a saúde de todos (jurisdicionados, servidores e magistrados), também trouxe ganhos para a equipe do Cejusc Centro. “Afastados fisicamente, aprendemos com essa crise a manter uma coesão por meios eletrônicos, com videoconferências, telefone e whatsapp”, relatou.

“Captamos ideias de todos para bolar novas maneiras de realizar o atendimento e usar a tecnologia para facilitar isso e tivemos que adotar novas atitudes, como marcar o tempo, aprimorar nossa pontualidade e objetividade, além de gravar as primeiras audiências para eliminar algum eventual vício que não percebemos na hora”, refletiu Mackdowel.

O supervisor do Cejusc Centro também acredita que o uso dessas ferramentas tecnológicas não será passageiro. “Acho que essa experiência nos abriu novas possibilidades e veio para ficar”, defende. “Seja por dificuldades de comparecimento, distância excessiva, tudo isso veio nos abrir os olhos e as dificuldades acabaram nos mostrando uma alternativa de atendimento bastante viável”, ponderou.

“Além disso, percebemos que as partes parecem estar mais focadas na solução amigável, com mais atenção e menos interferências na fala uns dos outros, inclusive com aumento no percentual de audiências com resultado positivo”, comentou Mackdowel.

- Macapá, 29 de julho de 2020 -
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