Justiça em ação: Cejusc de Oiapoque divulga contatos para atendimento ao público
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a Justiça do Amapá demonstra diariamente seus esforços para manter a prestação jurisdicional, mas um outro caminho para resolver conflitos sem judicialização também está disponível: o Cejusc. Para evidenciar ainda mais sua disponibilidade à população de Oiapoque, a diretora do Fórum e coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) desta comarca, juíza Fabiana da Silva Oliveira, divulga os contatos da unidade: Celular: (96)991263806; WhatsApp: (96)91263806; E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Horário de atendimento: das 7h30 às 14h30, de segunda a sexta-feira.
Sob a supervisão do servidor Newton Torres dos Santos Cruz, o Cejusc de Oiapoque é uma estrutura especializada em aplicação de métodos consensuais de solução de conflitos, nos quais as partes negociam diretamente. Com a moderação de um profissional treinado, muitas vezes o acordo consensual se mostra mais interessante às partes do que a sentença de um magistrado.
Os principais métodos consensuais de solução de conflitos aplicados nos Cejuscs são a mediação e conciliação. Enquanto na mediação o moderador facilita o diálogo entre as partes para que elas mesmas proponham soluções, na conciliação ele interfere de forma mais direta, podendo chegar a sugerir opções de solução para o conflito.
Além de ser um serviço gratuito e mais célere do que o trâmite regular de um processo, no Cejusc as partes são empoderadas para agir diretamente na construção de uma solução, trabalho este que tem grandes taxas de cumprimento de acordos e mesmo de restauração da relação (comercial ou mesmo de convivência) entre os lados opostos do conflito.
A solução de conflitos por meio de acordos entre as partes também promove a desjudicialização de disputas, desobstruindo a pauta judicial e liberando tempo e recursos (humanos e financeiros) para que os magistrados possam se concentrar nas situações mais graves ou nas quais não cabe acordo.
- Macapá, 28 de julho de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 28 Julho 2020 08:08