Selecionado em etapa inicial para concorrer ao Prêmio Innovare projeto Aluno Conciliador é tema de reunião com consultor do CNJ

ALUNOCONCILIADORSELECAO

“Sentimos a diferença quando um aluno participa do curso Aluno Conciliador do TJAP pela mudança que é perceptível. Ele se torna capaz de resolver um conflito, não apenas na sala de aula, mas na família, na vizinhança e em casa”. Com essas palavras Euzinete Bentes, coordenadora do programa de Mediação Escolar e Social do TJAP, se referiu ao expressa sua alegria durante a reunião com a presença do consultor do Prêmio Innovare, do CNJ, João Addario.

O encontro realizado de maneira virtual e comandado pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC/TJAP), desembargadora Sueli Pini, teve como finalidade analisar o funcionamento da prática ALUNO CONCILIADOR desenvolvido em algumas escolas do Amapá e concorrente ao Prêmio do CNJ. Além da desembargadora, também participou do encontro, a Professora Regina Ribeiro que auxilia na elaboração dos projetos no NUPEMEC.

Na ocasião foram repassados ao consultor os principais resultados alcançados pelo programa, uma ferramenta que tem ajudado na resolução de conflitos dentro das escolas, disseminando a cultura da paz e, evitando dessa forma que os problemas tomem o rumo da Justiça. “Foi uma reunião bastante proveitosa, mas independentemente de premiação o que queremos mesmo é ver outros estados tendo essa mesma iniciativa, ou seja, levando para dentro do seu ambiente escolar uma prática capaz de resolver os problemas lá mesmo, porque os conflitos só mudam de endereço”, disse Euzinete Bentes.

Outro momento que mereceu destaque na reunião foi a iniciativa dos integrantes do programa ALUNO CONCILIADOR, que durante a pandemia desenvolveram a campanha “Eu me importo com você”. Uma rede solidária em que um aluno tinha a missão de ligar para outro aluno ou qualquer membro da comunidade escolar para saber se aquela pessoa precisava de ajuda.

“Como maioria dos alunos é oriundo das ilhas do Pará, eles ainda conseguiram, por meio da mesma campanha, arrecadar alimentos que foram distribuídos às famílias de baixa renda que moram nessas localidades”, acrescentou a coordenadora do programa.

- Macapá, 16 de julho de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD