O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Comarca de Porto Grande mantém rotina intensa de atividades mesmo com limitações impostas pelo Regime Diferenciado de Trabalho

Comarca de Porto Grande.jpgA Vara Única da Comarca de Porto Grande, que tem como titular a juíza Laura Costeira, mantém ritmo intenso de atividades apesar da pandemia do novo coronavírus. Tal situação é resultado dos esforços dela e sua equipe, com o apoio dos recursos tecnológicos oferecidos pelo TJAP e duas áreas de Tecnologia da Informação, que permitiram o emprego da videoconferência foi adotada como ferramenta para realização de audiências desde o início do Regime Diferenciado de Trabalho adotado pela Justiça do Amapá.

Segundo a juíza Laura, a videoconferência garante a continuidade da prestação jurisdicional com a segurança e saúde de todos os envolvidos, que não precisam expor uns aos outros no mesmo ambiente, evitando aglomerações. “Já utilizávamos este recurso há bastante tempo, especialmente para ouvir réus presos, pois é uma maneira de evitar o deslocamento do preso para Porto Grande, o que reflete em economia para os cofres públicos”, explicou a magistrada.

“Além destes casos, em que aproveitamos as estruturas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), também empregamos a videoconferência para oitiva de testemunhas que não estão na Comarca – ou até que se encontram fora do estado”, acrescentou a juíza Laura Costeira.

Uma das situações facilitadas pela tecnologia ocorreu ontem, dia 1º de julho, quando foi iniciada a instrução criminal de uma Ação Penal cujos réus são acusados de matar os pais de um deles (a ré), motivados pela não aprovação de seu relacionamento.

De acordo com a juíza Laura Costeira, foi possível ouvir todas as testemunhas de acusação por videoconferência, “mas como uma testemunha arrolada pela defesa não tinha acesso a meios eletrônicos, não pôde ser ouvida, então designamos nova audiência”.

Cada réu teve um defensor público distinto, devido a teses antagônicas de defesa e a ré, contaminada por covid-19, não participou da audiência por estar em isolamento no Iapen.

 

- Macapá, 02 de julho de 2020 -

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD