O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Celeridade processual em tempos de pandemia: processo de roubo leva menos de 45 dias da autuação à sentença na 1ª Vara Criminal de Macapá

1a criminal célere 45 dias.jpg

A 1ª Vara Criminal de Macapá, sob a titularidade do juiz Diego Moura de Araújo, tem conseguido concretizar seus esforços para manter produtividade, celeridade e qualidade em sua atuação durante a quarentena. Exemplo foi o julgamento concluído na última sexta-feira (26), cujo processo, da autuação à sentença em audiência por videoconferência, durou menos de 45 dias. 

O caso em questão foi uma Ação Penal proposta em 15 de maio de 2020, referente a roubo (art. 157, §2º, II e VII do Código Penal Brasileiro) realizado no dia 21 do mês anterior (abril). Segundo os autos, a denúncia foi recebida do Ministério Público do Amapá (MP-AP) em 18 de maio e o acusado foi devidamente citado, apresentando resposta à acusação no dia 26 do mesmo mês (oito dias depois).

De acordo com os autos do processo, após a ratificação do recebimento da denúncia em 28 de maio, foi agendada audiência de instrução e julgamento para a última sexta (26 de junho), quando foi realizada por videoconferência (sala virtual do Aplicativo Zoom). Na ocasião foram ouvidas as testemunhas e apresentadas as alegações de acusação e defesa, com sentença proferida de imediato pelo juízo, além de pena devidamente fixada – preenchidos os requisitos legais, foi concedido ao réu o direito de recorrer em liberdade.

De acordo com o juiz Diego Moura, tal celeridade processual, com garantia dos direitos assegurada, “só foi possível graças à estreita cooperação entre acusação, defesa e juízo para realização de audiência por videoconferência, bem como o empenho dos servidores do gabinete, da Secretaria Única e Central de Mandados para contato e intimação dos envolvidos para audiência”.

O juiz Diego Moura destaca, ainda, “o empenho dos servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) na organização de toda a estrutura necessária para ouvir o acusado por videoconferência”.

 

- Macapá, 29 de junho de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD