O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

1ª Vara Criminal realiza curso interno de atualização jurisprudencial e instala autoinspeção por videoconferência

varacriminal.jpegA equipe de profissionais que integra o gabinete da 1ª Vara Criminal da Comarca de Macapá, que tem como titular o juiz Diego Moura, realizou, nesta terça-feira (23), por videoconferência, a reunião de instalação da autoinspeção e treinamento interno de atualização jurisprudencial. O objetivo do encontro virtual foi manter os trabalhos alinhados com os mais recentes entendimentos do próprio Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e de tribunais superiores (como Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal). Além do magistrado, participaram o chefe de gabinete, Fernando Augusto Fernandes de Farias Aires, os assessores jurídicos Hélio Grott Neto e Aline Miranda Lins Nunes, o servidor Ulisses Paulo Lobato Gomes Júnior e a estagiária Andreza Ribeiro de Oliveira.

Segundo o chefe de gabinete Fernando Aires, a reunião integra uma rotina de alinhamento jurisprudencial. “Reconhecendo essa necessidade de atualização constante, mesmo neste período de pandemia, procuramos manter esses encontros por meio de videoconferência”, explicou.

A autoinspeção foi uma determinação da Corregedoria-Geral de Justiça do TJAP, no Provimento 0388/2020, que institui um roteiro para todas as unidades do 1º Grau da Justiça do Amapá. “Originalmente, pelo provimento, o TJAP produziria um sistema eletrônico com os campos só para preenchermos, mas optamos por produzir o conteúdo e já disponibilizar em uma ata”, complementou Fernando.

Quanto à atualização jurisprudencial, o chefe de secretaria da unidade explica que é uma prática já tradicional na unidade. “Nesta edição, o foco foi na sentença penal condenatória, mas houve outras edições com outros temas e é um momento aberto para que todos os integrantes do gabinete possam trazer suas contribuições”, garantiu.

De acordo com Fernando Aires, “com a orientação repassada pelo magistrado, a equipe se sente mais segura quanto aos entendimentos dele, e isso, consequentemente, faz com que o trabalho se torne mais ágil”.

O titular da 1ª Vara Criminal de Macapá, juiz Diego Moura, confirma a leitura de seu chefe de gabinete e elogia o grupo, destacando “a união e coesão da equipe, que já me acompanha desde os tempos do Oiapoque”. Ressaltando que a jurisprudência é viva e dinâmica, o magistrado explica que “esse curso é uma reciclagem em continuidade ao realizado há exatamente um ano, pois de lá para cá houve várias alterações de entendimento dos Tribunais e esta constante atualização é um esforço necessário da parte de todos nós”.

- Macapá, 24 de junho de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD