O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

A Justiça não para: Nupemec/TJAP e Cejusc do 2º Grau apresentam relatório de produtividade durante regime diferenciado de trabalho

WhatsApp Image 2020-06-18 at 10.45.08.jpegO Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (Nupemec/TJAP) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do 2º Grau seguem suas atividades com grande intensidade mesmo durante o período de distanciamento social e regime diferenciado de trabalho impostos como medida de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus. É o que aponta o Relatório de Atividades entregue por ambas as unidades e assinado pela secretaria do Nupemec/TJAP, servidora Sâmia Waldeck. (Confira a íntegra do Relatório de Atividades do Nupemec/TJAP e Cejusc do 2º Grau para Maio de 2020).

Segundo Sâmia, mesmo com uma redução do número de audiências do Cejusc do 2º Grau, a unidade ainda realiza a metade do que é o padrão em períodos normais, e já começou as audiências por videoconferência “apenas 15 dias após a primeira resolução do TJAP determinando a prioridade pelo teletrabalho”. Além disso, “nossos estagiários fizeram questão de nunca parar durante a pandemia, e seguiram aprendendo e trabalhando durante todo esse período, sempre com supervisão e orientação da equipe de servidores”.

Além dos atendimentos ao público, que foram expressivos mesmo virtualmente – e Sâmia defende que “qualquer prestação de informação é fundamental para que se promova acesso à Justiça” –, as audiências seguem como o forte da atuação do Cejusc do 2º Grau. “Nós nos ajustamos rápido e fizemos 13 audiências nesse período”, relatou.

“E não podemos desprezar os atendimentos remotos, sejam por telefone, whatsapp ou e-mail – embora esse seja o que menos usamos – pois alguns atendimentos podem durar mais de uma hora simplesmente ajudando uma pessoa a entender um andamento processual ou encaminhá-la da melhor forma possível ao órgão onde ela de fato pode ter sua demanda resolvida”, explicou Sâmia Waldeck.

Mas o trabalho a distância também gera desafios novos e a capacidade de adaptação de cada servidor e gestor é testada continuamente. “Se percebemos que algum aspecto do trabalho não está funcionando da melhor forma possível, já avaliamos e redelegamos atividades e responsabilidades para garantir que volte a funcionar”, garantiu a secretária do Nupemec/TJAP.

 

- Macapá, 18 de junho de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
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