O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

NUGEP/TJAP participa do II Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados organizado pelo STJ

PRECEDENTES.jpgA equipe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Tribunal de Justiça do Amapá (NUGEP/TJAP) participou do II Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados, realizado pela Comissão Gestora de Precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e presidida pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino.  Participaram, representando o TJAP, os servidores: Patrícia da Costa Bezerra, Genner de Lima Moreira, Marília Maia Cruz e Marcio Régio Evangelista Barroso. O evento foi realizado na tarde de quarta-feira (17), de forma telepresencial, e está disponível no Canal do Youtube do STJ https://www.youtube.com/watch?v=vSeFw_0MyCA.

O II Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados contou também com a participação dos ministros Rogério Schietti Cruz, Assusete Magalhães, Moura Ribeiro e o Assessor-Chefe do NUGEP/STJ Marcelo Ornellas Marchiori.

De acordo com a assessora jurídica Patrícia da Costa Bezerra, lotada no gabinete da Vice-Presidência do TJAP, o Encontro ressaltou a importância dos NUGEPs dos Tribunais de Justiça trabalharem de forma integrada, promovendo um fortalecimento na atividade administrativa de gerenciamento e ampla divulgação dos precedentes qualificados. “O evento abordou ainda diversos temas associados à necessidade da atividade jurisdicional dar especial atenção aos precedentes qualificados, objetivando principalmente a segurança jurídica e a racionalização das demandas de massa, além de uma ênfase na importância da utilização de inteligência artificial para auxiliar a identificar as ações repetitivas”, afirmou.

Esta edição do Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados também manifestou um apelo às Comissões Gestoras dos Tribunais para darem especial atenção ao sistema prático de precedentes qualificados, com a necessidade de engajamento efetivo de todas as instâncias do Judiciário e estímulo da criação de novos temas de IRDRs. 

A assessora jurídica destacou ainda que a Ministra Assusete Magalhães, em sua fala, pontuou "para o cuidado das gestões darem continuidade nas atividades, evitando uma 'perda de memória' dos trabalhos já realizados”.

A equipe do NUGEP, que é órgão vinculado à Vice-Presidência do TJAP, “dará continuidade à sua agenda de trabalhos, com a realização do treinamento técnico por videoconferência para as unidades jurisdicionais que ainda não receberam e a criação, para execução em caráter experimental, do Centro de Estudos de Inteligência Judicial da Justiça Estadual, com objetivo principal de melhor gerir as ferramentas processuais criadas para tratar as demandas de massa”, concluiu a assessora jurídica Patrícia da Costa Bezerra, do NUGEP/TJAP.

- Macapá, 18 de junho de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD