O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

“Reconhecimento e conversão de união estável em casamento” foi o tema do 3º treinamento virtual do NUPEMEC

WhatsApp Image 2020-05-20 at 09.15.06.jpegO Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC/TJAP) realizou na manhã desta terça-feira (19/05), o 3º treinamento online destinado à capacitação de servidores, colaboradores e estagiários que atuam na política de conciliação e mediação das Centrais de Conciliação (CEJUSC’s). Com o tema: "Reconhecimento e Conversão de União Estável em Casamento”, o treinamento virtual ministrado pelas servidoras Sônia Ribeiro, Sâmia Waldeck e Nilce Helena Oliveira contou com mais de 40 participantes.

WhatsApp Image 2020-05-20 at 09.15.44.jpegSônia Ribeiro que também é assessora jurídica do NUPEMEC explica que o treinamento serviu para mostrar aos participantes que a união estável, que é a relação de convivência entre duas pessoas estabelecida com o objetivo de formar uma família, e que agora pode ser convertida em casamento. “Nossos estagiários e colaboradores precisam conhecer sobre a história do casamento e a simbologia que ele tem para poder alcançar um bom diálogo, uma boa conversa com as pessoas que procuram as nossas Centrais de Conciliação para se informar sobre esse novo modelo de matrimônio”, adiantou.

Durante o treinamento, que durou cerca de uma hora e meia, os participantes também acompanharam um breve histórico sobre o instituto casamento. “Falamos da etimologia da palavra, de onde ela vem, da história do casamento no decorrer dos séculos, das espécies de casamentos, do casamento cristão, do judaico, ortodoxo, evangélico, o anglicano e o casamento no Brasil e sua simbologia, por exemplo, o que é o noivado, a representatividade do véu da noiva, porque se atira arroz nos noivos, a finalidade das alianças e dos buquês”, explicou Sônia.

Por se tratar de um tema bastante extenso e muitas dúvidas, as organizadoras resolveram dividir o treinamento em duas etapas, já marcada para a próxima sexta-feira (22/05) às 10 horas.

- Macapá, 20 de maio de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD