O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Titular do Juizado da Fazenda Pública participa de debates acerca do tema “Tratamento Fora de Domicílio”

altO magistrado José Luciano de Assis, titular do Juizado Especial de Fazenda Pública da Comarca de Macapá, tem participado de uma série de debates sobre a garantia dos direitos dos cidadãos dependentes do SUS. Um dos pontos discutidos, inclusive em audiência pública na Assembleia Legislativa, diz respeito à situação do tratamento fora de domicílio no âmbito estadual.

altO tratamento fora de domicílio, mais conhecido pela sigla TFD, trata-se do encaminhamento de pacientes do SUS para centros médicos fora do Estado quando inexistentes/inoperantes opções locais de atendimento. Por intermédio dele, o Poder Público fornece passagens aéreas e ajuda de custo para subsidiar a viagem do paciente e eventual acompanhante. Nacionalmente, a legislação relativa ao TFD é a Portaria SAS nº 55/1999, do Ministério da Saúde.

Contudo, no Estado do Amapá, o Decreto nº 2177/1999 é que rege o tema, estabelecendo, a título de valor de diária para auxílio financeiro, a base de 25% (vinte e cinco por cento) do valor do salário mínimo vigente à época da viagem.

altOcorre, entretanto, que esse programa passa por difícil execução, não só no Amapá como em várias outras localidades do país. Os pacientes submetem-se a casas de apoio sem estrutura necessária, por vezes, viajam até aos centros de tratamento sem receber a tempo e modo a ajuda de custo desembolsada pelo citado programa. “Diante das reiteradas ocorrências, o fluxo de ações judiciais aumentou consideravelmente, o que tornou imprescindível e oportuno o debate ocorrido na AL-AP, para revisão da norma e sua aplicabilidade, discussão da qual o Judiciário não poderia se furtar, uma vez que freqüentes as ações na área de saúde relativas ao tema, especialmente no Juizado Especial de Fazenda Pública - JEFAZPUBLICA, cuja competência é absoluta para tramitação de processos contra o Estado, Município, autarquias e empresas públicas cujo valor da causa é até 60 (sessenta) salários mínimos", destacou o juiz Luciano Assis.

Bernadeth Farias

Assessora de Comunicação Social

Colaborador: Luciano Assis- Juiz de Direito

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD