TV Francesa exibe documentário sobre a Justiça Itinerante Fluvial
As ações do programa Justiça Itinerante Fluvial do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) mais uma vez foram destaque na imprensa internacional. O maior canal de TV da França, o TF1, exibiu o documentário sob o título "O Tribunal Flutuante da Amazônia”, cuja produção aconteceu em 2017 durante uma edição da Jornada ao Arquipélago do Bailique. Atualmente, sob a coordenação do juiz Esclepíades de Oliveira Neto, a prática da Justiça Ampaense se tornou um documentário com duração de 21 minutos e tendo sido destaque no programa semanal Sept à Huit (Sete para oito) apresentado pelo jornalista francês Harry Roselmack e teve produção e direção de Leila Lak, direção de fotografia Nádia Sussman, produção local Alice Kasnar, edição e pós-produção Ricardo D’Aguiar.
No documentário, as jornalistas que estiveram acompanhando a expedição no Amapá, relatam que, “a cada três meses, um barco zarpa para uma dúzia de ilhas perdidas no estuário da Amazônia. A bordo estão, magistrados, promotores, defensores públicos, advogados, assistentes sociais, psicólogos, policiais e demais colaboradores. Uma missão desafiadora na floresta amazônica para a tripulação dessa quadra flutuante que não mede esforços para levar justiça a quem precisa”.
Para o Supervisor jurídico do Programa Justiça Itinerante, Rubens Barros, a Justiça não se faz apenas com o juiz dentro do gabinete do Fórum. “Ele vai onde o jurisdicionado estiver, e as jornadas fluviais ao Bailique são exatamente para isso, para levar cidadania ao povo mais distante da capital. Estamos muito felizes por mais esse reconhecimento da imprensa internacional”, declarou.
O Documentário sobre o Programa Justiça Itinerante Fluvial já foi indicado a vários festivais de vídeos internacionais, em um deles foi premiado como o melhor documentário na língua portuguesa, no Festival de Cinema Internacional, ocorrido no dia 17 de maio de 2019, na cidade de Porto, em Portugal.
- Macapá, 19 de maio de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
- Detalhes
- Criado: Terça, 19 Mai 2020 07:27