O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

A Justiça não para: Juíza Gelcinete Rocha realiza audiências por videoconferência de apresentação de adolescentes no Núcleo de Internação Provisória

WhatsApp Image 2020-05-18 at 12.37.19.jpegA Juíza Gelcinete da Rocha Lopes, titular da Área de Atos Infracionais do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá, realizou, por videoconferência, três audiências de apresentação de adolescentes internados provisoriamente no Núcleo de Internação Provisória (NIP). Nestes casos, os adolescentes somente podem permanecer internados pelo período de 45 dias, prazo improrrogável. Também participaram da audiência, que ocorreu na última quinta-feira, (14), a promotora de Justiça Elissandra Toscano Verardi e o defensor público Henrique Couto. A videoconferência foi adotada em decorrência da Pandemia da Covid-19, como uma das diversas medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus.

De acordo com a juíza Gelcinete da Rocha Lopes, os processos que os adolescentes respondem, geralmente decorrem da prática de atos infracionais de natureza grave, por esta razão devem tramitar em regime de urgência, sendo concluídos no referido prazo. “Ao concluirmos os processos dentro do prazo, viabilizamos a imediata aplicação de medida socioeducativa adequada e eficaz à ressocialização”, ponderou a magistrada.

Em virtude do trâmite emergencial dos processos, a unidade adotou o sistema de videoconferência, por intermédio do aplicativo Cisco Webex Meetings, disponibilizado no site do Conselho Nacional de Justiça. Segundo a juíza, a ferramenta viabilizou a realização das audiências remotamente, mediante sistema eletrônico de transmissão de som e imagens em tempo real, possibilitando de forma segura a conexão entre diversas instituições e seus representantes.

“Com o sistema utilizado, pudemos reunir o Juizado da Infância e Juventude - Área de Atos Infracionais, Ministério Público, Defensoria Pública e o Núcleo de Internação Provisória, permitindo aos adolescentes, acompanhados de seus genitores, a observância às garantias constitucionais de ampla defesa, contraditório e o devido processo legal”, garantiu a juíza Gelcinete da Rocha Lopes.

 

- Macapá, 18 de maio de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD