Presidente do TJAP discute produtividade e teletrabalho com desembargadores, juízes e gestores em videoconferência
O presidente do TJAP, desembargador joão Guilherme Lages, realizou na manhã desta segunda-feira (27), mais uma reunião por videoconferência sobre produtividade e teletrabalho com gestores do Poder Judiciário amapaense. Participaram os desembargadores Carmo Antônio de Souza, Carlos Tork e Rommel Araújo, além do diretor Geral do TJAP, Alessandro Rilsoney, do chefe do Gabinete da Presidência, Veridiano Colares, além de diversos juízes, diretores de departamentos e chefes de secretaria de unidades judiciais. Entre os tópicos do dia estavam a retomada de prazos dos atos de magistrados, a disponibilidade de sistemas via web ou por acesso remoto e horários de plantão extraordinário.
Segundo o desembargador-presidente, a reunião era necessária para atualizar todos os presentes sobre os esforços e status de produtividade durante o Plantão Extraordinário estabelecido como forma de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Quando foram suspensos prazos e atos de juiz, esperávamos preservar nossa segurança de informação e nossa saúde, mas quando entrar em vigor a nova Resolução do CNJ, nº 314, no próximo dia 04 de maio (segunda), nossos prazos entrarão em vigor”, observou, ressaltando que “precisamos nos preparar para continuar com esse fluxo sem retornar presencialmente às estruturas físicas da Justiça”.
“É preciso ainda procurarmos manter nossas atividades dentro do tempo de expediente regular, pois as equipes que nos dão suporte - do Desis, Deintel e SGPE - também precisam do seu descanso diário para ter condições de atenderem a todos com qualidade”, ressaltou o desembargador-presidente João Lages.
O desembargador Carmo Antônio de Souza observou que esta situação vai trazer mudanças imprevistas. “Nossas relações com o trabalho e com nossos colegas devem mudar radicalmente, com muitas atividades passando a ser realizadas remotamente de nossas casas, e as reuniões em videoconferência devem se tornar mais frequentes mesmo após superada esta crise”, ponderou.
Relatando um pouco de sua experiência, tendo adoecido pelo novo coronavírus (Covid-19) e superado a doença, o desembargador Carlos Tork advertiu a todos que mantenham os cuidados recomendados. “Não é uma doença fácil. Tomem as precauções devidas e evitem ao máximo se expor à contaminação, pois a gravidade com que ela nos acomete é imprevisível e a recuperação pode ser muito difícil”, garantiu.
O desembargador Rommel Araújo ressaltou a importância de uma postura ainda mais profissional e disciplinada em casa, durante o teletrabalho. “Estamos trabalhando em casa como se estivéssemos trabalhando no tribunal ou fórum. Precisamos ter disciplina e não podemos misturar nossas rotinas de trabalho com a vida particular”, defendeu. “O trabalho físico e presencial deve ser o mínimo necessário e profundamente aliado à segurança e saúde do servidor e do magistrado. Para isso precisamos ter uma sensibilidade elevada para percebermos que estamos vivendo um momento diferenciado”, concluiu.
- Macapá, 27 de abril de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 27 Abril 2020 14:28