O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Teletrabalho: confira as dicas de profissionais do TJAP de como manter a ergonomia trabalhando em casa

ergonomia 1.jpegComo forma de dar continuidade às atividades jurisdicionais e evitar a expansão do novo Coronavírus, magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) estão operando em teletrabalho, sistema no qual desempenham as funções profissionais sem sair de casa. Porém, mesmo trabalhando em um ambiente doméstico, trabalhar em casa exige disciplina, organização, qualidade de vida e isso está diretamente ligado à ergonomia. Com formação em fisioterapia, o servidor Eric Almeida, lotado na Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas de Macapá, compartilhou algumas dicas para manter a ergonomia durante o home office. (ACESSE AQUI O VÍDEO COM AS DICAS DE ERGONOMIA)

ergonomia 2.jpegSegundo o técnico-judiciário, um dos primeiros cuidados deve ser com o local de trabalho. “É importante definir um lugar onde o profissional irá desempenhar suas ações e esse local deve ser um ambiente calmo, bem iluminado e arejado”, explica.

Outro fator que requer muita atenção é a postura durante o trabalho. De acordo com Eric Almeida o servidor em home office deve sempre manter a coluna ereta, com o pescoço reto e braços no ângulo de 90 graus. “A boa ergonomia indica que você mantenha os ângulos do seu corpo retos, como forma de evitar problemas na musculatura do pescoço e na região torácica”.

O servidor também ressalta o cuidado com o posicionamento dos aparelhos de trabalho. “Os dispositivos de trabalho também devem estar alinhados com o corpo, se você utiliza um notebook, por exemplo, o monitor deve estar na altura dos olhos. São cuidados para que o profissional não venha a desenvolver problemas posturais”, recomendou Eric Almeida.

ergonomia3.jpegChefe do Serviço Médico do TJAP, Edinaldo Siqueira também indica pequenas pausas durante o expediente para realização de alongamentos e hidratação. “A cada 45 minutos o servidor pode fazer uma pausa nas atividades para fazer alongamentos, até mesmo uma pequena caminhada na casa já são suficientes para dar um alívio aos músculos e articulações. Após esse momento, o servidor pode retornar às atividades normalmente”, concluiu.

- Macapá, 20 de abril de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD