Psicóloga do TJAP destaca atividades para o enfrentamento ao isolamento social provocado por conta da pandemia do coronavírus

Foto 1.jpgA pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19) mudou completamente as rotinas de trabalho em praticamente todo o mundo, e no Poder Judiciário do Amapá não foi diferente. A necessidade de evitar o contágio de jurisdicionados, servidores, operadores do Direito (advogados e promotores) e magistrados impôs a necessidade de cuidados maiores com higiene (como o uso de máscaras, a eliminação da proximidade física, dos abraços e dos apertos de mãos e a esterilização de objetos trocados com álcool 70º) e do isolamento social por meio do teletrabalho e videoconferências. Tudo isso tentando manter a produtividade e a prestação jurisdicional. As medidas não passam despercebidas pelos corpos e mentes dos profissionais, garante a psicóloga Arlena Brandão, servidora do TJAP.

E em meio à pandemia do Coronavírus, a psicóloga garante que “é muito importante seguirmos a recomendação de isolamento social feita por autoridades como Organização Mundial da Saúde, além do Ministério da Saúde e secretarias municipais e estaduais do setor de Saúde Pública, por ser, segundo as estatísticas, a melhor estratégia para alcançar sucesso na contenção da doença”.

Arlena explica que este contexto do isolamento associado a uma obrigação para conter uma doença e preservar a saúde geral é bastante ansiogênico (gerador de ansiedade) mesmo para as pessoas que não apresentam ansiedade patológica.

Para lidar com os males e as dificuldades do isolamento social, Arlena observa que na atualidade temos muitos recursos tecnológicos para auxiliar no enfrentamento desta distância física das pessoas de quem gostamos e mesmo daquelas com quem precisamos nos comunicar para trabalhar. “Videochamada de celular é um recurso que pode ajudar bastante na minimização dos efeitos do isolamento”, lembrou a psicóloga.

Para garantir que servidores e magistrados tenham as melhores condições possíveis de exercer suas atribuições e enfrentarem esta nova rotina, o serviço de Qualidade de Vida no Trabalho, ligado ao Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), estabeleceu um atendimento telefônico 24 horas com equipe multidisciplinar para prestar esclarecimentos e consultoria aos profissionais que tenham necessidade.

Segundo Arlena, a equipe atende os integrantes do TJAP, tanto com sintomas físicos relacionados a Covid-19 quanto com sintomas emocionais que às vezes se confundem com os próprios sintomas do coronavírus. “Realizamos uma entrevista bem completa, que serve de triagem para direcionar a pessoa para um atendimento, seja médico ou psicológico”, explicou.

Além disso, realizam diariamente o acompanhamento de magistrados, servidores e colaboradores que testaram positivo, que tiveram contato com quem testou positivo ou que apresentaram sintomas. “Desta forma, estamos disponíveis para contribuir com bem estar físico, mental e social de todos que fazem parte da Justiça do Amapá”, concluiu Arlena Brandão.

O Plantão 24 horas da Central de Monitoramento e Combate ao Novo Coronavírus do TJAP atende pelo telefone (96) 99126.3766. O público em geral também pode obter dicas de prevenção e outras informações sobre o novo coronavírus (Covid-19) com o Serviço Médico do TJAP pelo (96) 3312.3800.

 

- Macapá, 14 de abril de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
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