Pioneira em sessões por videoconferência, Turma Recursal dos Juizados Especiais inspirou uso do aplicativo Zoom para todo Judiciário do Amapá
A Turma Recursal dos Juizados Especiais da comarca de Macapá adota sessões de julgamento por meio de videoconferência há mais de um ano. “Apresentamos o projeto ao Tribunal, que passou a buscar recursos para fazer a implantação em todos os setores possíveis. Adotamos o aplicativo Zoom, inicialmente com recursos próprios, e agora a conta já está cadastrada pela Turma Recursal e é paga com recursos da Justiça”, relata o juiz Luciano de Assis, Presidente da Turma.
O pioneirismo fez com que a situação emergencial ocasionada pela pandemia do novo coronavírus fosse assimilada com “tranquilidade” pelos magistrados e servidores. O magistrado explicou ainda que serão realizadas mais duas sessões por videoconferência, enquanto durar a quarentena, considerando que os prazos processuais foram suspensos.
Ele destacou ainda o grandioso trabalho feito pela equipe de Tecnologia da Informação do Judiciário Amapaense para proporcionar as ferramentas de virtualização. " Eles merecem todos os nossos aplausos e reconhecimento".
Josemir Mendes, assessor do Gabinete 3 da Turma Recursal, que tem como titular o juiz Luciano de Assis, conta que “após aprovação pelos demais magistrados, a proposição do Presidente foi formalizada por meio da Portaria nº 003/2019 que implementou na Turma Recursal a utilização da videoconferência para que os advogados pudessem realizar sustentação oral a partir dos seus respectivos escritórios, mesmo localizados em outro Estado, e também a transmissão ao vivo das sessões de julgamento pelo Youtube”.
A 1ª sessão da Turma Recursal transmitida pelo youtube foi realizada em 23 de janeiro de 2019 e, desde lá, a unidade realiza as sessões de julgamento utilizando o aplicativo Zoom. “Em razão do pandemia do novo coronavírus, em 13 de março de 2020, a Presidência da Turma Recursal editou a Portaria nº 004/2020 para adotar a realização do Teletrabalho para todos os assessores de juízes da unidade”, relembrou. “A 1ª sessão de julgamento com os juízes e assessores em Teletrabalho ocorreu no dia 17 de março de 2020 e a partir do dia 24 de março último, as sessões de julgamento passaram a ser realizadas com todos os servidores da Secretaria prestando serviço de suas respectivas residências”, complementou.
A Turma Recursal dos Juizados Especiais é composta pelos magistrados José Luciano de Assis (Presidência e Gabinete 03), Mário Mazurek (Gabinete 01), César Scapin (Gabinete 02), Reginaldo Andrade (Gabinete 04). Assessores de Juiz: Aryadna Borges, Jeane Martins, Mariana Carneiro, Maricélia Gomes, Saleth Fernandes, Taymara Tavares, Zara Barbosa, Elder Wilott, Mário Júnior, Tiago Damasceno e Josemir Mendes Júnior. Servidores da secretaria: Tayara Cardoso, Marcos Lisboa e Abud Ferreira (Chefe de Secretaria).
- Macapá, 26 de março de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 26 Março 2020 12:05