Departamentos de Informática, Sistemas e Gestão Processual concentram esforços para garantir o Teletrabalho no Judiciário do Amapá, neste período da pandemia do Coronavírus
Os departamentos de Informática e Telecomunicações (DEINTEL), de Sistemas (DESIS) e a Secretaria de Gestão Processual Eletrônica (SGPE) do Judiciário Amapaense têm sido essenciais para que a Justiça do Amapá não pare, mesmo cumprindo as medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Com trabalho incansável desde o feriado de São José, 19 de março, as equipes têm se mantido em ação desde as primeiras horas do dia até tarde da noite, dando respostas às demandas de magistrados, servidores e colaboradores de todas as comarcas dos estados.
“O trabalho está bem intenso e toda a nossa equipe tem se dedicado a montar procedimentos, planos de trabalho e toda uma estratégia de atuação. Aqui no DEINTEL uma parte da equipe, com 10 pessoas, está atuando presencialmente no Tribunal e o restante está em home office, permanentemente online e à disposição”, explicou Antônio Craveiro, Diretor do Departamento.
O Diretor explicou ainda que está sendo oferecido acesso via VPN (sigla em inglês para Rede Virtual Privada), que possibilita o link com a intranet do TJAP para servidores e magistrados. “Este é um acesso muito restrito e a equipe está focada especialmente nisso. O esforço desta semana é para que a partir da semana que vem possamos reduzir ainda mais a equipe presencial e continuar dando o suporte de forma remota”, acrescentou.
Luiz Henrique Paranhos, Diretor do DESIS, disse que a equipe do Departamento não mede esforços para permitir a continuidade dos serviços nas áreas judiciais e administrativas. “Entre as ferramentas virtuais que estamos utilizando estão: plenário virtual, atos dos magistrados, distribuição, petições, bem como novas ferramentas que estaremos disponibilizando nos próximos dias, como a sustentação oral em ambiente virtual na área judicial e módulos de assinatura eletrônica de documentos na área administrativa”, complementou.
No DESIS toda equipe está trabalhando remotamente através de redes virtuais privadas (VPNs), mas, em casos imprescindíveis, técnicos poderão atuar presencialmente tomando as medidas preventivas recomendadas pela OMS. “Com certeza, as ações desempenhadas pela área de TI fazem hoje um imenso diferencial, propiciando conforto e estabilidade em um cenário crítico como o atual, colaborando diretamente para preservar a saúde dos magistrados, serventuários, colaboradores e demais operadores do direito, além dos jurisdicionados”, destacou Luiz Henrique.
O Diretor da SGPE, Adelson Anderson, disse que a equipe está trabalhando incansavelmente para elevar a plataforma virtual para que todos os magistrados e servidores possam ter tranquilidade de realizar seu trabalho em casa, evitando o contágio pelo novo coronavírus. “Nossa tarefa é disponibilizar ao máximo as ferramentas virtuais e, com isso, contribuir fortemente para evitar a proliferação do vírus. No momento, são 25 pessoas atuando presencialmente nos três setores, para que centenas fiquem em casa”, concluiu Adelson.
- Macapá, 25 de março de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 25 Março 2020 10:09