Justiça no Ar desta segunda-feira apresentou informações sobre o enfrentamento ao Covid-19 em Macapá e no Judiciário

Cópia de entrevistadoscorona (1).jpgA Semana iniciou com ações de esclarecimento e prevenção sobre o coronavírus no Judiciário Amapaense. Às 10 horas desta segunda-feira (16/03) foi ao ar o programa Justiça no Ar, pela página do TJAP no Facebook, entrevistando ao vivo a Secretária de Saúde de Macapá, Silvana Vedovelli; e uma equipe do Serviço Médico do Tribunal, Edinaldo Siqueira (chefe) e Solange Gomes (enfermeira). O programa está repleto de informações importantes sobre atendimento na Rede Básica de Saúde e dicas de prevenção. (ACESSE AQUI A LIVE)

 

Cópia de entrevistadoscorona (3).jpgA Secretária de Saúde de Macapá, Silvana Vedovelli disse que “todas as unidades básicas de saúde do município estão preparadas para fazer o atendimento aos casos suspeitos de coronavírus”. Destacou que 85% da população que possa vir a ser contaminada pelo Covid-19 terá sintomas leves e continuará sendo atendida pelas UBS’s. “Há seis casos suspeitos que estão sendo monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica diariamente, por telefone, e essas pessoas, a cada três dias recebem a reposição de um kit com máscaras, que devem ser trocadas de 4 em 4 horas”.

De acordo com a secretária, “qualquer uma das unidades básicas de saúde está apta a fazer a triagem desses pacientes e, caso o médico detecte como caso suspeito, será preenchida uma ficha epidemiológica com encaminhamento da pessoa, para coleta do material para exame de escarro, às UBS’s Marcelo Cândia (rua Jardim Felicidade – zona norte), de segunda a sexta até as 18 horas, ou Lélio Silva (rua Claudomiro de Moraes – zona sul), unidade que funciona 24 horas e conta com laboratório também 24 horas”. Após a coleta, se o caso não tiver orientação de internação, “a pessoa retorna para casa onde deve cumprir a quarentena em isolamento domiciliar”, complementou a Secretária.

“O paciente deve dar todas as informações verdadeiras porque, às vezes, ao omitir uma informação de número de telefone ou endereço, por exemplo, prejudica o acompanhamento por parte da equipe de saúde”, destacou Silvana Vedovelli. Os exames colhidos nas duas UBS’s são encaminhados para o Laboratório Central do Estado (LACEN), que aciona a agência local do Ministério da Saúde, responsável por fazer o transporte desse material até o Instituto Evandro Evandro Chagas, em Belém. “Este Instituto é responsável pela realização dos exames nas regiões norte e nordeste do país, por determinação do Ministério da Saúde”, esclareceu.

A titular da saúde municipal disse ainda que “vivemos em um país tropical, diferente da Europa que está vivenciando um inverno rigoroso, e a experiência mostra que o vírus tem sido melhor combatido em temperaturas elevadas, mas precisamos ter os cuidados aqui também”, e complementou informando que o Covid-19 “se alastra com maior rapidez em locais frios, por isso que também está sendo orientado que as pessoas  tomem bastante chá e líquidos quentes, porque além de aquecer o organismo eleva temperatura da boca”, finalizou.

Cópia de entrevistadoscorona (4).jpgO chefe do Serviço Médico do Judiciário, Ednaldo Siqueira, detalhou a Resolução Nº 1351/2020-TJAP, enfatizando que os gestores das unidades da Justiça, bem como diretores e chefes imediatos dos diversos setores, ao detectarem uma pessoa com sintomas suspeitos, devem orientar que “se dirijam à Rede Municipal de Saúde ou para os hospitais credenciados pelos planos de saúde, que estão preparados para fazer os procedimentos corretos”.

Segundo Ednaldo, os casos mais avançados apresentam sinais visíveis, além da tosse e febre, como o batimento das asas nasais. “É uma condição que o paciente apresenta quando tem um comprometimento da musculatura acessória, em um quadro respiratório agravado. Nesses casos, a pessoa começa a utilizar essa musculatura acessória e isso fica perceptível por meio das asas do nariz que tremem. Aí a gente pode visualizar que o quadro já está avançado”, esclareceu.

Cópia de entrevistadoscorona (5).jpgA enfermeira Solange Gomes disse que o Serviço Médico iniciou uma série de campanhas de orientação. “Estamos com algumas campanhas relacionadas ao tema e a primeira delas é sobre o contato físico. Vamos cumprimentar com os pés, o cotovelo ou ainda com aquele cumprimento da meditação, com as mãos postas. Também estamos confeccionando adesivos com orientações sobre como lavar as mãos e punhos de forma a reduzir os microrganismos; todos estão muito preocupados em usar álcool em gel, porém há uma forma barata de reduzir a proliferação de microrganismos inclusive, o Covid-19, usando água e sabão”, disse.

Otimista, Solange deixou um recado aos colegas: “Estamos enfrentando esta pandemia, mas nós vamos passar por ela e não precisamos ter medo, mas adotar as atitudes corretas para enfrentá-la. Daqui a pouco já teremos a vacina e em seguida esta doença será mais uma que saberemos como lidar melhor”.

- Macapá, 16 de março de 2020 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD