Desembargador-Presidente João Lages reúne magistrados do 1º Grau para prestar contas do primeiro ano de sua gestão
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Desembargador João Lages, reuniu-se com juízes, ao final da manhã desta sexta-feira (13/03), para uma prestação de contas de seu primeiro ano de gestão. Oportunidade em que falou-se sobre a revitalização do Fórum de Macapá, reestruturação do Judiciário amapaense e outras questões concernentes ao exercício da magistratura. A reunião ocorreu no Plenário da Turma Recursal dos Juizados Especiais, localizado no 2º piso do Fórum da capital.
Além da prestação de contas de seu primeiro ano de gestão, o Desembargador-Presidente fez questão de ouvir juízes presentes. “No dia 1ª de março completei o primeiro ano de minha gestão, mas desde o início eu sempre disse que a Justiça se faz de baixo para cima, pois vocês são os magistrados que estão mais perto da população, mais próximos da realidade diária do nosso jurisdicionado, e sua voz e percepção são muito importantes para que a nossa Justiça prospere”, registrou o magistrado.
Ressaltou que nunca a Justiça do Amapá recebeu aporte tão grande de recursos de outras fontes. “Foram aproximadamente R$ 12,5 milhões em emendas parlamentares que já nos ajudaram e ainda vão nos ajudar muito. R$ 7 milhões vieram no ano passado e foram fundamentais para investimentos em estruturas de TI”, registrou. “Ressalto aqui o trabalho realizado pelo Desembargador Carlos Tork, que em sua gestão optou por não buscar estas fontes, mas fez um trabalho magnífico apenas ajustando e administrando nosso próprio orçamento”, complementou.
Destacando a Consulta Pública Online sobre a Reestruturação Judiciária, já disponível no site do TJAP para públicos interno e externo, o Desembargador-Presidente conclamou todos os magistrados presentes para que dêem suas contribuições. “A partir da Consulta, vamos compilar as sugestões, apresentar em Audiência Pública e depois ao Comitê Gestor. O passo seguinte é nos reunirmos com vocês, para que nos abasteçam de informações, e então vou levar ao Pleno Administrativo para votação final”, comprometeu-se o magistrado.
O Juiz Décio Rufino, titular da 3ª Vara Criminal e de Auditoria Militar de Macapá, defendeu que a própria realização desta reunião é uma demonstração das boas relações da categoria com a atual gestão do TJAP. “Não apenas a abertura do presidente, ao convocar este encontro, mas também a disponibilidade dos colegas magistrados, que compareceram em massa, são sinais de um empenho mútuo a favor da Justiça do Amapá. Precisamos ter essa ousadia de crescer, de lutar com disposição e ânimo para podermos retomar a posição de primeiro lugar”, complementou.
O desembargador Rommel Araújo, também presente, reforçou a importância de os magistrados e a AMAAP se sentirem à vontade para diálogo franco com os desembargadores, aproveitando a abertura sinalizada. “Sugiro que a AMAAP, inclusive, tenha representações setoriais em sua estrutura, para levar pleitos ao Tribunal com ainda mais propriedade. Se na diretoria da AMAAP tiver um juiz criminal representando a associação junto à Coordenação de Varas Criminais, por exemplo, o diálogo será mais fluido e haverá uma compreensão mútua mais imediata”, defendeu.
O juiz José Bonifácio Lima da Mata, titular da 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Santana e presidente da Associação de Magistrados do Amapá (AMAAP), registrou ter completado 100 dias de gestão e elogiou a iniciativa. “Assim como o presidente Lages vamos apresentar as realizações do período, sem esquecer que muitas delas vêm de gestões anteriores, como da juíza Elayne Cantuária”, pontuou.
Entre os demais assuntos debatidos estavam a reengenharia e reestruturação do Poder Judiciário do Amapá, novo concurso para Juiz Substituto, terceiro assessor jurídico, revitalização do Fórum de Macapá e novos espaços da Justiça no prédio da Fecomércio.
- Macapá, 13 de março de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 13 Março 2020 16:00