Desembargador-Presidente João Lages fala sobre a realização do concurso público para Juiz Substituto do TJAP

FOTO.jpgA deliberação de realização de concurso público para a magistratura ocorreu em face da necessidade urgente de se prever um corpo de magistrados que possa continuar atendendo a demanda recebida diariamente no Poder Judiciário”, informou o Desembargador-Presidente, João Lages. O chefe do Judiciário amapaense disse ainda que existe hoje uma defasagem de juízes substitutos. “Nós temos 11 vagas de juízes substitutos, mas apenas metade deste número está atuando, com magistrados acumulando unidades judiciárias, o que causa prejuízo à tutela jurisdicional, situação observada pela Corregedoria-Geral do Tribunal”. O concurso em voga preencherá sete cargos, mais cadastro de reserva.

A alta gestão do TJAP levou em consideração, ao apresentar a proposta, que “um concurso público se concretiza em pelos menos dois anos para ser concluído, cumprindo-se todos os prazos do Edital (provas objetiva, subjetiva, de títulos e oral), e ainda observando a ocorrência de possíveis recursos, o que pode estender ainda mais este prazo”, esclareceu o chefe do Poder Judiciário.

Para 2020 há previsão também da aposentadoria de cinco juízes de entrância final que já deram entrada em seus pedidos. “Nós não podemos esperar passar o tempo para chamar essa força de trabalho nova para suprir as vagas que já existem, e que estamos precisando prover, além destas que serão abertas este ano”, detalhou o magistrado.

A partir da aprovação pelo Pleno Administrativo na 799ª Sessão Ordinária de quarta-feira (11/03), os próximos passos serão a montagem da comissão do concurso, os trâmites para seleção da empresa que irá realizá-lo, para posterior publicação do edital. “O importante é que a Corte autorizou a realização deste concurso, observando a necessidade de planejarmos este futuro, porque se esperássemos para daqui a dois anos teríamos atropelos na prestação jurisdicional do primeiro grau, e isso não queremos”, finalizou o Desembargador-Presidente.

Macapá, 12 de março de 2020

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD