Núcleo Socioambiental do TJAP planeja Campanha de Sustentabilidade no Consumo de Água para 2020
Com o objetivo de alavancar o posicionamento das ações de sustentabilidade ambiental do Tribunal de Justiça do Amapá, em especial frente às avaliações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Núcleo Socioambiental do TJAP dá início à Campanha de Sustentabilidade no Consumo de Água. O objetivo é estimular e premiar setores que menos consumirem garrafas de água descartáveis (PET 1,5L), dando prioridade aos garrafões (20L), e substituírem os copos descartáveis por canecas e copos de uso contínuo (de materiais como vidro, louça e outros) para reduzir as emissões de resíduos.
O assunto foi tema de reunião com o diretor da Assessoria de Planejamento do TJAP (Asplan), João Trajano; o diretor da Divisão de Sistemas Administrativos, Alan Davis Freire de Souza; o gestor do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Samuel da Silva Carvalho; a Assessora de Comunicação do TJAP, Bernadeth Farias, e o servidor da Ascom, Aloísio Menescal.
Segundo o gestor socioambiental Samuel Carvalho, “as garrafas e copos não comprados e descartados deixam de alimentar o crescente volume que já polui aterros sanitários, ruas, rios e o mar”. “Lembrando que o PET (polietileno tereftalato) das garrafas, o PP (polipropileno) e PS (poliestireno) dos copos podem levar séculos para se degradar”, complementou.
“Levantamentos de 2019, feitos pelo setor de Almoxarifado do TJAP, dão conta que a total substituição de garrafas PET 1,5L por garrafões de 20L (retornáveis e de uso prolongado) significariam uma economia de quase R$ 80 mil anuais”, registrou João Trajano.
A ideia da campanha é produzir uma competição saudável em prol da conservação do meio ambiente e, de quebra, reduzir custos para a Justiça do Amapá. Ainda segundo Trajano, “já foram realizadas muitas campanhas nestes campos ao longo dos últimos anos, mas esperamos conquistar ainda mais adesões com uma premiação surpresa e a menção honrosa dos vencedores”.
De acordo com o presidente do TJAP, desembargador João Lages, a Justiça do Amapá já tem um histórico de esforços rumo à sustentabilidade socioambiental, mas com esse tema não se pode descansar, apenas avançar. “Embora muito se faça, inclusive por iniciativas individuais ou de um setor específico, uma parte disso se perde com o tempo, quando deveríamos apenas avançar”, explicou.
“Precisamos arregaçar as mangas e sistematizar ações em massa, desconcentrando os bons exemplos e replicando em todas as unidades judiciais, sem jamais esquecer das comarcas do interior”, complementou o desembargador-presidente.
Com critérios já em formação, a campanha deve ter início ao longo do mês de abril e deve contemplar todas as unidades judiciais e departamentos da Justiça do Amapá.
Além desta campanha, outras iniciativas estão em fase de planejamento. Fique atento ao Portal do TJAP no LINK https://www.tjap.jus.br/portal/apresentacao-sustentabilidade e participe!
- Macapá, 13 de março de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 13 Março 2020 08:00