Círculos Restaurativos marcaram o reinício das aulas na Escola Municipal Piauí, em Santana

piaucirculorest (1).jpegUma das primeiras escolas do município de Santana a integrar o projeto Escola Restaurativa, realizado em parceria entre o Tribunal de Justiça, por intermédio da Vara da Infância e Juventude de Santana, e o Ministério Público Estadual, a Escola Municipal Piauí adota as práticas restaurativas como ferramenta metodológica de prevenção e resolução de conflitos. Este ano, o estabelecimento de ensino iniciou o ano letivo realizando círculos de diálogo em todas as turmas.

piaucirculorest (13).jpgOs círculos realizados no primeiro dia de aula abordaram com os alunos sobre um ambiente harmonioso de paz que privilegiasse a disseminação de valores e construção da cidadania dentro e fora de sala de aula do ano letivo de 2020. “Nós aprendemos, enquanto Poder Judiciário, que as práticas restaurativas vieram complementar o que nosso mister diário não consegue alcançar, trazendo o engajamento individual das pessoas na resolução de conflitos”, disse a Juíza Larissa Noronha, titular da Vara da Infância e juventude de Santana.

 

piaucirculorest (14).jpgDe acordo com a diretora do educandário, Érica Patrícia Dias Góes, “existe uma Escola Piauí antes e uma depois da implantação das práticas restaurativas; a fama de ser um espaço violento, onde os pais não queriam mais matricular seus filhos, mudou para uma realidade de escola de referência, para onde hoje famílias de vários bairros recorrem para matricular seus filhos”. Em 2019 a escola alcançou o melhor desempenho do município relativo ao 9º ano, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

piaucirculorest (8).jpegA Escola Municipal Piauí participou do projeto Escola Restaurativa em ano de 2017. Desde então os círculos têm sido adotados pelo colégio como ferramenta de prevenção da violência e de solução de conflitos, contribuindo especialmente para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.  Os círculos de diálogos são utilizados entre professores, equipe pedagógica e administrativa, funcionários de apoio, alunos e pais, gerando uma conexão entre todos.

- Macapá, 11 de março de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD