TJAP recebe representações de pessoas com deficiência no estado para construir programação da Semana Estadual da Acessibilidade

acessibilidadesemanalibras (18).jpgA Presidência do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) recebeu, na manhã desta segunda-feira (09), representações de diversas instituições do segmento de pessoas com deficiência para captar ideias que contribuam com a realização da Semana Estadual de Acessibilidade. Com abertura pelo desembargador-presidente João Lages e condução geral do juiz auxiliar da Presidência, Paulo Madeira, além de sugestões para o evento, a ocasião também serviu para que cada um dos presentes manifestasse sues preocupações e queixas gerais com o tema acessibilidade na capital amapaense. Clique aqui e confira a entrevista em vídeo.

acessibilidadesemanalibras (3).jpgSegundo o desembargador-presidente João Lages, a pauta é sensível e não poderia ocorrer sem a efetiva participação das representações de cada categoria de pessoa com deficiência no estado. “Esperamos construir e realizar, ao final do ano, um encontro produtivo, uma ação que não apenas promova a acessibilidade nos espaços da Justiça, mas que ajude este valor a seguir para além dos nossos muros”, registrou.

 

acessibilidadesemanalibras (9).jpgSegundo o juiz Paulo Madeira, este ato de diálogo com as representações de tantos segmentos dentro da categoria das pessoas com deficiência é um primeiro passo rumo a um maior respeito ao Estatuto da Deficiência. “O Poder Judiciário está inserido neste contexto por iniciativa própria, mas também pelo estímulo do Conselho Nacional de Justiça, que por meio da Resolução 230, orientou para que tomemos iniciativa neste sentido”, explicou o magistrado.

“Deliberamos em conjunto com as representações aqui presentes que devemos focar nossos esforços em uma semana temática com programação agendada para o período de 30 de novembro 04 de dezembro".

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJAP, a ideia de promover uma semana de programações variadas, tanto em temas como em ações, pretende despertar a sociedade em geral para a importância de tratar com respeito e dignidade este segmento da população, que é o das pessoas com deficiência. “Não apenas instituições como também o cidadão comum precisa sempre estar atento para estas questões de acessibilidade e para a inclusão, criando condições de maior autonomia para todos”, complementou.

“Embora a finalidade primeira desta reunião seja a preparação desta semana, também aproveitamos a oportunidade para ouvir os presentes quanto a seus anseios, queixas e outros relatos para averiguar que encaminhamentos podem ser feitos diretamente por nós dentro da estrutura do Judiciário, mas também que possamos oficiar às instituições que têm efetiva atribuição de agir, como o Poder Executivo, o Ministério Público e a Defensoria Pública Estadual, por exemplo”, garantiu o magistrado.

acessibilidadesemanalibras (5).jpgA presidente da Associação dos Surdos do Amapá, Maria José Noronha, presente para contribuir com o debate, declarou-se muito satisfeita com a reunião. “Fico muito feliz por sermos convidadas e escutadas, pois no Amapá temos muitos problemas a discutir e resolver, tanto pelo grande público de pessoas com alguma deficiência quanto pelas dificuldades com pequeno volume de intérpretes e recursos de acessibilidade em escolas e instituições”, declarou.

“O fato de estarmos aqui hoje é prova de que o TJAP teve a sensibilidade de perceber essas necessidades e é a oportunidade de a Justiça mostrar que pode ajudar a amenizar estes problemas e agradeço muito pela oportunidade”, concluiu.

Entre os compromissos firmados a partir das sugestões dos presentes, ficou acertado para a Semana Estadual da Acessibilidade da Justiça do Amapá será constituída: de atividades diversificadas (palestras, ações de sensibilização, debates etc.); será provavelmente de 30/11 a 04/12 (contemplando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 03/12); terá a máxima publicidade pela mídia tradicional e redes sociais da Justiça do Amapá; outras reuniões serão convocadas até o evento propriamente dito.

- Macapá, 10 de março de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD