Palestra sobre violência contra a mulher abre 16ª Semana da Justiça pela Paz em Casa na Comarca de Macapá

justiçapazemcasa (1).jpgDezenas de estudantes da Escola Estadual Tiradentes participaram de uma palestra sobre violência doméstica e familiar contra a mulher na manhã desta segunda-feira (09/03).  O evento deu início à 16ª Semana da Campanha Justiça pela Paz em Casa, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) por meio do Juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher da Comarca da capital. A palestra foi ministrada pelo Juiz Normandes Antônio de Sousa, titular da unidade judicial, e pela defensora Bruna Farias, da Defensoria Pública Estadual.

justiçapazemcasa (3).jpgDe acordo com o juiz Normandes Sousa, a finalidade da campanha é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento de processos relacionados à violência de gênero.

“Nós resolvemos, com o apoio da Defensoria Pública do Amapá (DPE/AP), vir até aqui falar para esta garotada, que tem entre 14 e 18 anos, sobre a masculinidade e a questão de gênero. Entendemos que homem e mulher são iguais, mas ainda não conseguem exercer esses papéis com igualdade ou sem violência”, destacou o juiz.

justiçapazemcasa (4).jpg A palestra trouxe para a escola uma leitura diferente sobre o tema. Segundo a Defensora Bruna Farias, as ações não devem se limitar somente aos mutirões processuais, e sim a estar mais perto da sociedade.

 

“Hoje a gente trouxe uma fala bem atual para mostrar aos jovens o que é violência, seus direitos, sobre masculinidade tóxica, relacionamento abusivo e outras formas de agressão. Muito se fala da violência física, mas existe violência patrimonial, moral e psicológica que é a mais difícil ser constatada porque muitas mulheres sofrem e não conseguem entender”, detalhou.

justiçapazemcasa (14).jpgPara o estudante Ádrian William Barbosa (18 anos), cursando o segundo ano do Ensino Médio, o tema é tenso, até porque é difícil encontrar um homem que valoriza a mulher de fato. “Muito pelo contrário, em geral o homem só diminui a mulher, para se achar o maioral. Isso tem que mudar e a nossa escola é capaz de mudar isso”, afirmou o aluno. 

Durante a 16ª Semana da Campanha Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 09 a 13 de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher atua em duas frentes: realização de 32 audiências de instrução e julgamento; feira de mulheres empreendedoras; ações de saúde e cidadania; palestras e círculos de diálogos.

- Macapá, 09 de março de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD