Magistrados do Amapá são empossados como membros dos conselhos de segurança e de combate às drogas
Aconteceu na tarde desta quarta-feira (04/03), no Palácio do Setentrião, a posse dos membros de dois conselhos de segurança pública: o Conselho Estadual de Prevenção, Tratamento, Fiscalização e Repressão do Uso Indevido de Substâncias Psicoativas (Conen/AP) e o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp/AP). Tomaram posse, como conselheiros titulares e suplentes nos dois conselhos, quatro magistrados do Amapá. No Conen foram empossados os juízes Matias Pires Neto, como titular, e Ailton Vidal, como suplente; enquanto no Conesp os novos membros são a juíza Lívia Cardoso, titular, e Davi Kohls, na qualidade de suplente.
Presente na cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Lages, elogiou a iniciativa e demonstrou preocupação com as macrocriminalidades do colarinho branco e da violência praticada por facções instaladas no Amapá. “Precisamos nos fazer presentes junto aos órgãos que fazem segurança pública, colocando à disposição desses conselhos, além dos quatro juízes, o nosso serviço de pesquisa e inteligência processual e os dados que temos, que certamente ajudarão na construção de uma política de segurança pública de qualidade, até porque todos nós temos o compromisso maior que é com a sociedade”, alertou.
O juiz Matias Pires Neto, empossado como conselheiro titular do Conen afirmou na ocasião que, “para nós é algo novo e por ser um órgão deliberativo e consultivo e a gente espera que com a instalação do Conen as decisões tomadas possam ser efetivadas, acatados e cumpridas pelos demais poderes do Estado, me sinto lisonjeado pela indicação e espero corresponder a altura da missão a nós decretada”, afirmou.
Entre titulares e suplentes o Conen é composto por 24 membros, enquanto o Conesp tem 17 componentes. “Não basta investirmos em equipamento, viaturas e tecnologia. Precisamos ter os órgãos integrados e discutindo a integralidade da missão constitucional de cada um, pois é nessa integração de órgãos como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Governo do Estado e sociedade que nós vamos mais longe nas estratégias no desenvolvimento da política de segurança pública”, declarou o governador Waldez Góes.
Os conselhos
O Conen tem como finalidade acompanhar toda a política estadual de prevenção e tratamento de usuários de substâncias psicoativas, e também de repressão ao tráfico dessas substâncias. Já o Conesp, criado recentemente, tem a finalidade de organizar e estruturar o sistema de segurança local, além de formular e propor diretrizes para diminuir a criminalidade e fortalecer a cultura da paz.
- Macapá, 05 de março de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 05 Março 2020 08:48