TJAP recebe mais de 80 profissionais para Curso Avançado de Constelação Familiar, no Pleno do TJAP
Teve início, na tarde desta quarta-feira (04/03) Workshop de Preparação para o Curso Avançado de Constelação Familiar, com a instrutora Marilise Einsfeldt, no pleno do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), o curso mobilizou magistrados, servidores, colaboradores e demais interessados na temática, que já contam em seus currículos com participação em qualquer modalidade de formação em Constelação Familiar.
O workshop decorre de uma decisão conjunta entre o Tribunal de Justiça, por meio do NUPEMEC, o Ministério Público do Estado, a Procuradoria do Município de Macapá e o Governo do Amapá, tomada durante encontro realizado no dia 10 de dezembro de 2019, do qual também participou, por meio do aplicativo WhatsApp, a própria instrutora Marilise Einsfeldt. Na ocasião as instituições trataram sobre dois projetos propostos pelo TJAP: Formação Continuada sobre Resolução de Conflitos Através das Práticas da Constelação Familiar; e Prática de Constelação para o Sistema de Internação Juvenil do Amapá.
“Por meio de acordo de cooperação técnica os órgãos aderiam aos dois projetos, incluindo a Assembleia Legislativa do Estado que manifestou interesse, passando a integrar a cooperação”, explicou a Desembargadora Sueli Pini, evidenciando que os custos de ambos serão divididos entre os órgãos cooperados.
De acordo com a instrutora do NUPEMEC/TJAP, Sônia Ribeiro, “neste primeiro dia de capacitação participaram a Juíza Stella Simone Ramos, titular do Juizado da Infância e da Juventude – Área Administrativa; o Promotor de Justiça Milton Ferreira do Amaral Junior, coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA/MP-AP); servidores do Tribunal de Justiça; Governo do Estado; Ministério Público; conciliadores voluntários e acadêmicos, somando 84 pessoas”.
Marilise Einsfeldt destacou logo no início da capacitação, que é necessário estudar sempre, porque o modelo se aprimora com o passar do tempo e das experiências. De acordo com ela, a Hellinger Schule da Alemanha, responsável pela disseminação do método criado pelo psicoterapeuta Bert Hellinger, renomeou-o para diferenciá-lo dos formatos adaptados que surgiram ao redor do mundo. Constelação Familiar Original passa a ser a denominação.M
“Ouvi de Sophie Hellinger, que a Constelação Familiar é uma cirurgia na alma. É como entregar o corpo para que o médico faça uma incisão cirúrgica. Portanto, é preciso muito compromisso e seriedade na aplicação do método”, destacou Marilise Einsfeldt.
Macapá, 05 de março de 2020
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 05 Março 2020 07:08