TJAP debate regulamentação da utilização de recursos de penas pecuniárias

reuneatoconjun526 (11).jpgA Juíza auxiliar da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Lívia Cardoso, reuniu-se com os juízes Rogério Funfas, titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas de Macapá, e Priscylla Peixoto, titular da 2ª Vara Criminal de Santana, o Diretor-Financeiro Gláucio Bezerra e assessores jurídicos para debater sobre o Ato Conjunto Nº 526/2019, da Presidência e Corregedoria-Geral. O Ato consolida e atualiza as normas que regulamentam a utilização de recursos oriundos da aplicação de penas pecuniárias no âmbito da Justiça do Amapá.

reuneatoconjun526 (10).jpgA reunião teve como objetivo dirimir algumas dúvidas sobre o novo regramento. “O Ato Conjunto 526/2019 ainda é uma novidade, com isso algumas dúvidas foram surgindo, desta forma fomos provocados por magistrados e por servidores para que pudéssemos responder as questões levantadas e chegarmos a um consenso sobre o novo dispositivo”, afirmou a juíza Lívia Simone.

Segundo o Juiz Rogério Funfas, uma das novidades do Ato Conjunto 526/2019 recomenda que na execução da pena, da suspensão condicional do processo ou da transação penal em que haja aplicação de prestação pecuniária, o recolhimento dos valores seja depositado em duas contas distintas.

reuneatoconjun526 (5).jpg

“Uma conta será exclusiva para os depósitos destinados à vitima ou seus dependentes, tendo sua captação por meio de Depósito Judicial Ordinário (DJO). Outra conta, será para os valores fixados pelo Juiz às entidades públicas ou privadas de finalidade social, com captação por meio de depósito em conta corrente exclusiva para este fim”, explicou o magistrado.

Além desta novidade, o Ato também trata sobre a prestação de contas dos valores utilizados, sendo responsabilidade das unidades gestoras, que deverão encaminhar semestralmente o acervo documental para o Departamento Financeiro do TJAP, onde será feito o registro extraorçamentário do recurso. Por fim, após o registro, o acervo será encaminhado para a Corregedoria-Geral do TJAP.

 

- Macapá, 20 de fevereiro de 2020 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD