Plenário da Comarca de Santana recebe Workshop de Constelação Sistêmica Familiar

workconssiststnhj (1).jpgA 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Santana, que tem como titular a Juíza Eliana Pingarilho, em cooperação com o Núcleo de Práticas Restaurativas do MP-AP, promoveu o Workshop de Constelação Sistêmica Familiar conduzido pela consteladora Neiva Klug, na manhã desta quarta-feira (19/02). O público alvo do evento são pessoas ligadas a conflitos familiares judicializados na unidade, especialmente vinculados aos vícios em substâncias psicoativas.

workconssiststnhj (10).jpgA unidade judiciária acumula as competências de julgar processos de Juizado da Fazenda Pública, que envolvem as esferas estadual e municipal, com rito mais célere e de menor complexidade; de área Cível, tratando de relações patrimoniais entre particulares, ações de cobrança e indenizatórias; e de Família, ações de sucessão, alimentos, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda de filhos e inventário, por exemplo.

Segundo a Juíza Eliana Pingarilho, o objetivo do workshop é também apresentar a metodologia à rede de atendimento. “Temos presentes profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Macapá e de Santana; do Ministério Público Estadual, que tratam de alguma forma de situações relacionadas à saúde mental; e das secretarias municipais relacionadas, além de lideranças comunitárias”, explicou.

“Este evento é único e, na verdade, nos veio como um presente da consteladora Neiva Klug, que veio a Macapá para outro compromisso e nos ofereceu esta oportunidade em Santana”, observou a magistrada.

workconssiststnhj (3).jpgA promotora Sílvia Canela, coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do MP-AP em Santana, acredita que o trabalho da constelação é uma metodologia que em muito pode contribuir para cada pessoa ali presente. “A constelação traz luz a um momento de escuridão na vida das pessoas, ajudando a tratar questões diversas. Ilumina aquilo que não estávamos vendo, revelando fatos que desconhecíamos”, defendeu a promotora.

workconssiststnhj (9).JPG

De acordo com o presidente da Associação Comunitária do Ambrósio, Benedito Barreto, a Justiça do Amapá tem oferecido muitas oportunidades que o ajudam a servir melhor à comunidade. “Sou muito grato e todo o conhecimento adquirido para nos ajudar a lidar com a comunidade será bem vindo, não só relativo aos vícios, como para atender pessoas que carregam em si uma revolta com a sociedade ou consigo mesmas”, defendeu Benedito.

 

workconssiststnhj (5).jpgAs constelações familiares são uma metodologia de autoconhecimento que aborda as influências de gerações atuais e anteriores no comportamento do indivíduo, em especial nos conflitos. No âmbito da Justiça, a metodologia tem sido empregada para facilitar a compreensão mútua das partes, seus conflitos internos e responsabilidades pessoais, para que se elimine ou amenize o conflito concreto.

- Macapá, 19 de fevereiro de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD