Plenário da Comarca de Santana recebe Workshop de Constelação Sistêmica Familiar
A 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Santana, que tem como titular a Juíza Eliana Pingarilho, em cooperação com o Núcleo de Práticas Restaurativas do MP-AP, promoveu o Workshop de Constelação Sistêmica Familiar conduzido pela consteladora Neiva Klug, na manhã desta quarta-feira (19/02). O público alvo do evento são pessoas ligadas a conflitos familiares judicializados na unidade, especialmente vinculados aos vícios em substâncias psicoativas.
A unidade judiciária acumula as competências de julgar processos de Juizado da Fazenda Pública, que envolvem as esferas estadual e municipal, com rito mais célere e de menor complexidade; de área Cível, tratando de relações patrimoniais entre particulares, ações de cobrança e indenizatórias; e de Família, ações de sucessão, alimentos, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda de filhos e inventário, por exemplo.
Segundo a Juíza Eliana Pingarilho, o objetivo do workshop é também apresentar a metodologia à rede de atendimento. “Temos presentes profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Macapá e de Santana; do Ministério Público Estadual, que tratam de alguma forma de situações relacionadas à saúde mental; e das secretarias municipais relacionadas, além de lideranças comunitárias”, explicou.
“Este evento é único e, na verdade, nos veio como um presente da consteladora Neiva Klug, que veio a Macapá para outro compromisso e nos ofereceu esta oportunidade em Santana”, observou a magistrada.
A promotora Sílvia Canela, coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do MP-AP em Santana, acredita que o trabalho da constelação é uma metodologia que em muito pode contribuir para cada pessoa ali presente. “A constelação traz luz a um momento de escuridão na vida das pessoas, ajudando a tratar questões diversas. Ilumina aquilo que não estávamos vendo, revelando fatos que desconhecíamos”, defendeu a promotora.
De acordo com o presidente da Associação Comunitária do Ambrósio, Benedito Barreto, a Justiça do Amapá tem oferecido muitas oportunidades que o ajudam a servir melhor à comunidade. “Sou muito grato e todo o conhecimento adquirido para nos ajudar a lidar com a comunidade será bem vindo, não só relativo aos vícios, como para atender pessoas que carregam em si uma revolta com a sociedade ou consigo mesmas”, defendeu Benedito.
As constelações familiares são uma metodologia de autoconhecimento que aborda as influências de gerações atuais e anteriores no comportamento do indivíduo, em especial nos conflitos. No âmbito da Justiça, a metodologia tem sido empregada para facilitar a compreensão mútua das partes, seus conflitos internos e responsabilidades pessoais, para que se elimine ou amenize o conflito concreto.
- Macapá, 19 de fevereiro de 2020 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 19 Fevereiro 2020 11:09