TJAP realiza segundo dia de certificação do Aluno Conciliador

segundodiacertialunosconci (1).jpg

Em solenidade realizada em seu plenário principal, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC/TJAP), realizou, na manhã desta sexta-feira (14/02), a segunda etapa da certificação onde mais 94 estudantes foram considerados certificados pelo programa “Mediação Escolar”, no projeto “Aluno Conciliador”. A iniciativa tem por finalidade transformar os alunos em conciliadores para melhor atuar diante de conflitos em sala de aula, em casa e até na comunidade em que vivem. (ACESSE AQUI A TRANSMISSÃO AO VIVO DA CERIMÔNIA)

segundodiacertialunosconci (25).jpgUtilizando um tom informal e totalmente conciliador, a coordenadora do NUPEMEC, desembargadora Sueli Pini abriu a solenidade.  “Não tenho dúvidas que essa certificação que vocês estão recebendo hoje é apenas o início de uma caminhada em busca do aperfeiçoamento. Saiam daqui com a certeza de que o conciliador tem um papel relevante de chamar as pessoas para a responsabilidade, para a ressocialização”, aconselhou. (ÁLBUM DE FOTOS)

segundodiacertialunosconci (27).jpgA juíza Stella Simonne Ramos, coordenadora das Centrais de Conciliação de Macapá (CEJUSC) também participou da solenidade de certificação. “Queremos agradecer a cada um de vocês por aceitarem as ferramentas que o judiciário está oferecendo. Cada um aqui assumirá a responsabilidade de nos ajudar a resolver os conflitos por meio da pacificação”, registrou.

 

 

segundodiacertialunosconci (29).jpgFalando em nome das famílias a Secretaria de Estado da Educação em exercício, a professora Terezinha Ferreira, que também é avó do Aluno Conciliador Igor Normandes Ferreira, destacou a importância da cooperação entre os poderes Executivo por meio da SEED e o TJAP. “Essa é uma realidade que vem dando certo dentro das nossas escolas. Só para se ter uma ideia, em 2019 cerca de 83% dos 948 processos que deram entrada na ouvidoria da SEED foram resolvidos pelo núcleo de conciliação implantado nas escolas”, destacou.

O aluno da Escola Estadual Coelho Neto, Benjamim de Souza Neto, acompanhado do pai, Benjamim de Souza Júnior, fez o juramento em nome dos demais estudantes e também ressaltou a importância do programa para as escolas. “Passei a observar as pessoas com um outro olhar, mudei totalmente meu comportamento na escola, em casa e até com outras pessoas”, enfatizou.

segundodiacertialunosconci (40).jpgAlém das famílias dos alunos e professores das duas escolas, também participaram da solenidade: o juiz Marconi Pimenta, titular do Juizado Especial Norte e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Zona Norte; o ouvidor da Secretaria de Estado da Educação, Jetro Nunes; o Assessor Jurídico da Casa de Justiça e Cidadania, localizada no SIAC – Super Fácil Zona Sul, Gilson Borges.

Receberam o certificado 61 alunos da escola estadual Antônio Cordeiro Pontes e 33 alunos da escola estadual Coelho Neto.

- Macapá, 14 de fevereiro de 2020 -

 Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD