TJAP e IAPEN iniciam instalação de sistema integrado de Videoconferência

videoiapentjinform (1).jpgO Tribunal de Justiça do Amapá, em cooperação com o Instituto Penitenciário do Amapá, realizou nesta terça-feira (11) a primeira fase da instalação do sistema de Videoconferência, que irá complementar o sistema já existente no Poder Judiciário. Nesta primeira etapa, o Data Center do TJAP recebeu a instalação de dois novos servidores e de um Multiponto Control Unit (MCU). Ao todo foram investidos cerca de quatro milhões de reais em equipamentos.

videoiapentjinform (6).jpgO diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações, Marco Antônio Craveiro, explica que o termo de cooperação foi resultado de uma política nacional do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) para implementação do serviço de videoconferência nas unidades prisionais. “A partir da política formulada pelo DEPEN, faremos um gerenciamento compartilhado do sistema com a equipe técnica da Penitenciária para abrigarmos em nossa estrutura os equipamentos adquiridos”, afirmou Craveiro.

A cooperação com o Instituto Penitenciário terá quatro fases de instalação. Após a instalação dos servidores no Data Center do TJAP, a segunda ocorrerá dentro da estrutura do IAPEN, em seguida os Fóruns das Comarcas de Macapá, Santana e Mazagão receberão o novo sistema. Por fim, as demais comarcas do Interior receberão as novas instalações. A previsão para o pleno funcionamento do sistema é o final do primeiro semestre.

videoiapentjinform (15).jpg

Segundo o gerente do projeto, Walmir Mesquita, entre as etapas de instalação ocorrerão treinamentos das equipes. “Estaremos capacitando o corpo técnico do Tribunal de Justiça e IAPEN para que possam fazer a correta operacionalização deste sistema, que certamente será mais um avanço no que diz respeito à agilidade do Sistema de Justiça do Amapá”.

Walmir Mesquita reforça que o sistema não se restringe ao estado do Amapá, podendo ser utilizado em todo o território nacional e até mesmo em âmbito mundial. “Embora o público alvo do projeto seja o jurisdicionado local, vale ressaltar que o sistema não se limita ao Amapá, tendo alcance mundial, como já demonstrado por equipes do NUPEMEC que já realizaram audiência com partes que estavam no Japão”, ratificou o servidor.

videoiapentjinform (9).jpgChefe da Unidade de Informática do IAPEN, Atiel Nunes, destacou as vantagens que o sistema de videoconferência proporcionará para o Poder Judiciário, estado do Amapá, advogados, partes e sociedade em geral. “O uso desta tecnologia será muito importante para o Poder Público, pois com ele será possível reduzir gastos com economia de combustível, infraestrutura para o translado dos reeducandos, entre outros gastos que são comuns nestes casos”, comentou.

- Macapá, 12 de fevereiro de 2020 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD