Cejusc da Zona Norte recebe mais um mutirão com demandas relacionadas à CEA

norteceacejuscacao (1).jpgO Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Zona Norte, localizado no prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) - 10ª Zona (Bairro Infraero II), recebeu mais um mutirão de audiências concentradas de conciliação entre a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e consumidores inadimplentes, nesta sexta-feira (07/02). Com 20 audiências na em pauta, a maioria das demandas se refere a débitos de consumidores e na oportunidade são oferecidas condições especiais de pagamento, com descontos e parcelamentos.

norteceacejuscacao (2).jpgSegundo a supervisora em exercício do Cejusc Norte, conciliadora Nilce Helena Ferreira, “cabe à equipe intermediar esta negociação, orientar um acordo que satisfaça ambas as partes e empregar técnicas que sensibilizem as partes para seu empoderamento na decisão de negociar diretamente – preferencialmente antes de judicializar, mas também quando o conflito já está judicializado”.

Também presente na ação, a gerente de combate à inadimplência da CEA, Joaline Pamela do Carmo Nascimento, acredita na parceria e relata números importantes alcançados com os mutirões. “Desde 2017, quando começamos a realizar as conciliações em parceria com a Justiça, foram mais de 1.800 acordos fechados e aproximadamente R$ 11 milhões arrecadados por meio da negociação”, relatou.

 

norteceacejuscacao (4).jpg

Apesar do volume importante, ela explica que a demanda ainda é alta e há muito mais recursos a serem recebidos pela CEA. “Apesar de conseguirmos acordos em até 95% das audiências, cerca de 40% destes acordos não têm cumprimento efetivo, pois após o pagamento da primeira parcela e religação da energia, uma parte desses consumidores deixa de cumprir com o acertado”, lamentou Pamela.

“Por isso é importante ampliarmos ainda mais o número de mutirões e unidades do Cejusc recebendo tais audiências e os esforços pela conscientização dos envolvidos”, defendeu Pamela, que já avalia a realização de mutirões de até três dias nos meses de abril e setembro.

Nilce Helena observou que apesar de o foco da sexta-feira ser sempre a conciliação de demandas envolvendo a CEA, “o Cejusc também atende demandas mais pontuais, distintas na própria sexta”.

Consumidores com pendências junto à CEA, por débitos ou mesmo reclamações contra serviços da Companhia, podem buscar orientações nas unidades do Cejusc, preferencialmente próximo à sua residência.

- Macapá, 10 de fevereiro de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD