Juizado Especial Norte se destaca pelo uso da mediação e conciliação na resolução de conflitos
Com 15 anos de existência, o Juizado Especial Norte, que tem como titular o juiz Marconi Pimenta, se consolidou como referência no atendimento das demandas de moradores das Zonas Norte e Rural de Macapá. A unidade surgiu para resolver pequenos problemas cotidianos, como conflitos com vizinhos, cobranças indevidas, contas atrasada e outros. O juizado, mais que um importante meio de acesso à Justiça, é um ambiente de acolhimento.
“O Juizado é como se fosse uma casa. Aqui a gente acolhe o cidadão da melhor forma possível”, disse o juiz Marconi Pimenta, um magistrado dedicado e compromissado com a prática de uma Justiça mais humanizada, solucionando conflitos de forma pacífica e indo além da jurisdição. “Nós desarmarmos o litígio com palavras positivas. É necessário demonstrar o compromisso e responsabilidade com cada demanda que chega, assim as partes dialogam, reconhecem erros, acertos, e chegam a um acordo de forma tranqüila”, afirmou o magistrado.
O Juizado Norte atende aproximadamente 30 bairros na cidade de Macapá, com tramitês processuais céleres, destacando-se por iniciativas na área de mediação e conciliação, bem como campanhas de pacificação social. “Nós temos os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSCs), que auxiliam na solução de problemas por meio de técnicas diversas, entre elas os círculos de diálogos e as constelações familiares”, acrescentou o magistrado.
“A Justiça da nova era funciona assim, dando atenção de todas as formas possíveis para quem nos procura”, definiu. A entrevista completa com o juiz Marconi Pimenta você pode acompanhar em nosso Podcast Justiça para a Nova Era. Link: https://soundcloud.com/tribunaldoamapa/7-atuacao-dos-juizados-especiais-civeis
- Macapá, 07 de fevereiro de 2020 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 07 Fevereiro 2020 08:23