Supervisores dos postos da Justiça nos SIACs SuperFácil divulgam serviços e encaminhamentos em benefício da população

siacsradio (1).jpgNesta quarta-feira (05/01) cinco supervisores de postos da Justiça que funcionam em boxes do SIAC-SuperFácil participaram do programa Justiça no Ar, oferecendo informações sobre o funcionamento dessas unidades. O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) é o único tribunal do Brasil que atua dentro da estrutura de um shopping de serviços, e conta com postos em todos os espaços SIAC-SuperFácil da capital: Beirol, Zonas Sul, Norte, Oeste e Centro. Acesse a íntegra da entrevista no link: https://www.facebook.com/tjap.oficial/videos/752794308463125/

siacsradio (6).jpgDe acordo com a supervisora do Posto da Justiça no SIAC-SuperFácil Beirol, Euzinete Bentes, “o SuperFácil naquele bairro tem um diferencial, que é um boxe do IAPEN, o que permite um link nosso com as colegas do Sistema Prisional no sentido de informar aos familiares dos reeducandos que tem um espaço da Justiça onde podem acessar o andamento dos processos de seus entes, por exemplo”. Neste boxe, a Justiça também atua com o programa Pai Presente, de reconhecimento espontâneo de paternidade, com alcance na população carcerária.

siacsradio (3).jpgO SIAC/SuperFácil Zona Sul conta com o Posto da Justiça, que atender todos os bairros adjacentes ao Novo Buritizal, incluindo os dois grandes residenciais que ali existe, São José e Açucena. “Fazemos de tudo para atender bem. Quando a pessoa busca o Judiciário, muitas vezes é porque já bateu em várias portas e não conseguiu resolver seu problema”, explica Linda Miranda, supervisora da unidade. “Temos que ouvir com atenção, e quando não conseguimos atender porque não cabe ao Judiciário a demanda, encaminhamos a pessoa para o boxe adequado. Temos um livro de protocolo e uma semana depois ligamos para saber se a pessoa foi atendida”, detalha Linda.

siacsradio (2).jpgPaulo Morais é supervisor do Posto da Justiça no SIAC-SuperFácil Zona Norte. Ele esclarece que os postos atendem aos juizados especiais, que são regidos pela Lei 9099/1995. “É importante informar que não podemos atender a terceiros, nem por meio de procuração. Só podemos atender a pessoa protagonista do problema. Outro esclarecimento importante é quanto ao tipo de demanda, que no SuperFácil só pode ser recebida quanto a área cível”, especifica Paulo.

siacsradio (5).jpgNo Centro da cidade, a supervisão do Posto da Justiça é de Márcio Jaime dos Passos. “É o único posto que funciona nos dois períodos do dia atualmente. Além dos diversos bairros da cidade, atendemos a população ribeirinha que vem das ilhas, inclusive do Pará”, conta Márcio. Segundo ele, há uma demanda excessiva oriunda do CIOSP Pacoval, que erroneamente recomenda às pessoas procurarem o boxe da Justiça apresentando demandas criminais. “Mesmo não sendo de nossa alçada, encaminhamos às instituições cabíveis, prestando o máximo de informações possíveis”, esclarece.

siacsradio (8).jpgPara Lígia Mônica Coelho o trabalho nos boxes da Justiça aproxima o Judiciário do cidadão. “A gente acaba fazendo um passeio pela vida das pessoas, que muitas vezes chegam com um problema e descobrimos outras situações que podem ser resolvidas. Trabalhamos em sintonia permanente com os demais boxes das instituições parceiras”, relata a supervisora. “É muito importante ressaltar a parceria, a colaboração que existe entre nós e com as demais equipes”, conclui Lígia.

- Macapá, 05 de fevereiro de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD