Presidente do TJAP, Desembargador João Lages, recebe jornalistas para o 10º Bate Papo com a Imprensa

10ºbatepapotjap (1).jpgCom transmissão ao vivo pelas redes sociais, o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Desembargador João Lages, recebeu jornalistas para o 10º Bate Papo com a Imprensa, na manhã desta sexta-feira (30/01). A iniciativa da Assessoria de Comunicação da Justiça Estadual assegura aos comunicadores formularem perguntas sem pauta previamente definida, livres e sobre qualquer assunto atinente ao Poder Judiciário. (ACESSE A ÍNTEGRA AQUI E ACESSE AS FOTOS)

10ºbatepapotjap (8).jpgOs jornalistas Seles Nafes e Ney Pantaleão iniciaram a entrevista abordando a implantação do Juiz das Garantias, determinada pela Lei nº 13.964, conhecida como Lei Anticrime, sancionada em dezembro de 2019. Como o Tribunal amapaense irá designar os juízes de garantias e como esses juízes atuarão, foram questionamentos apresentados pelos jornalistas.

"Estamos prontos para colocar em prática ainda este ano o juiz de garantias, sem custo adicional para a Justiça. O TJAP está preparado para implantar tão logo o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) definam o novo prazo e as normativas. Defendo a existência do juiz das garantias, assegurando um inquérito policial dentro da lei", disse o Desembargador-Presidente.

10ºbatepapotjap (25).jpgAo jornalista Alexandre Navegantes, o magistrado detalhou o funcionamento da jurisdição, com avanços na celeridade processual, considerando mecanismos como o Plenário Virtual. Disse que o TJAP passa por uma reestruturação para se adequar ao crescimento populacional, "para continuar prestando um serviço rápido e de qualidade à sociedade"

10ºbatepapotjap (40).jpgA política de desencarceramento e a posição do Brasil entre os países que mais prendem no mundo, foram tema abordado pelo Desembargador-Presidente em resposta ao jornalista Clay Sam.

 "Toda prisão tem que ser muito bem fundamentada, atendendo aos elementos legais. Muito embora tenhamos a Lei de Abuso de Autoridade e as audiências de custódia, a Polícia, o Ministério Público e Justiça têm prendido sim, portanto não há flexibilização quanto a isso por causa das garantias legais˜, explicou o magistrado.

10ºbatepapotjap (59).jpgBianca Castro, jornalista da Rádio Difusora de Macapá, trouxe uma pergunta de seus ouvintes, sobre a possível contratação do goleiro Bruno, ex-Flamengo, cumprindo pena pelo assassinato da modelo Elisa Samúdio, por um clube de futebol local. O Desembargador-Presidente explicou que, dependendo da execução penal, e da decisão do juiz original da causa, é possível que haja uma designação para que a Justiça do Amapá faça o acompanhamento da pena. Mas, isso tudo depende dos encaminhamentos processuais.

10ºbatepapotjap (9).jpgPara o jornalista Charles Borges, a Lei de Abuso de Autoridade pode prejudicar o trabalho da imprensa, em especial citando a exposição de presos por meio de imagens. "A proibição de exposição midiática dos presos e acusados sempre existiu. Alei de Abuso de Autoridade Lei é para quem detém autoridade pública, e não para jornalistas", exemplificou o Desembargador-Presidente.

 

10ºbatepapotjap (47).jpgAs jornalistas Ana Girlene Oliveira e Neuciane Lima abordaram a judicialização das demandas de saúde e dos conflitos originados nos editais de concursos públicos. "Nosso compromisso com as demandas de saúde tem sido prioritário, no sentido de não permitir que os processos atrasem. Mas, o problema da saúde é de gestão, e nós do Judiciário não podemos interferir na política, mas podemos contribuir como estamos fazendo, por meio do Comitê Judicial da Saúde, presidido pelo Desembargador Carlos Tork", explicou o Desembargador-Presidente.

Todos os temas abordados, de grande relevância para a sociedade amapaense, podem ser revistos por meio das redes sociais do Tribunal de Justiça, onde a transmissão permanece à disposição dos internautas.

Compareceram também ao 10º Bate Papo com a Imprensa os jornalistas Roberto Gato, Vado Almeida, Patrick Melo, Rodrigo Portugal, Fernanda Picanço, Volnei Oliveira, Júlia Calado, Luiz Melo e Cleber Barbosa.

- Macapá, 31 de janeiro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD