Justiça do Amapá garante Internet a seis postos avançados do interior do Amapá

postoavancadointernet (1).jpgA Internet chegou aos postos avançados do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em alguns deles onde ainda não há serviços de dados comercializados. A novidade é fruto do trabalho do Departamento de Informática, por meio da Divisão de Telemática. Quatro postos: Cutias do Araguari, Itaubal do Piririm, Pracuuba e Serra do Navio já estão servidos por meio de fibra ótica e rádio. Outros dois, Vila Progresso (Bailique) e Lourenço (Calçoene), terão Internet via satélite até o final de fevereiro.

postoavancadointernet (4).jpg“A instalação de Internet nos postos avançados é uma demanda antiga nossa. O isolamento dessas Unidades estrangulava a prestação jurisdicional, pois fazia com que o envio de documentos fosse feito pelos Correios, com todas as dificuldades inerentes, e, por exemplo, impedia que nas audiências se pudesse consultar o andamento de um processo ou os antecedentes de um réu”, relatou o Juiz Luiz Carlos Kopes Brandão, titular da Vara Única da Comarca de Ferreira Gomes, que abrange os postos avançados de Cutias e Pracuúba.

“Agora, poderemos enviar e obter informações em tempo real, e as audiências serão feitas no Sistema Tucujuris e estarão disponíveis imediatamente para consulta e outras providências. Sem dúvida, um salto imenso de qualidade, e é necessário agradecer à Presidência do Tribunal por ter viabilizado isso”, enfatizou o magistrado.

Ferreira Gomes é um município localizado há 140 km de Macapá, ocupa uma área de 5.046,258 km2, banhado pelo rio Araguari, onde está situada a hidrelétrica Coaracy Nunes. Ao Norte tem limites com os municípios de Pracuúba e Amapá; ao Sul, com Porto Grande; à Leste com Tartarugalzinho e Cutias; e a Oeste com Porto Grande e Serra do Navio. O acesso aos postos avançados se dá por meio terrestre, no caso de Cutias do Araguari em um percurso de 160 km, percorrendo um trecho pavimentado e mais um trecho de estrada de chão. Pracuúba distante 130 km da sede da Comarca, por estrada pavimentada.

Isoladas pela complexidade geográfica típica da Amazônia, à exceção de Serra do Navio que já contava com estrutura tecnológica, essas unidades contavam apenas com telefonia. “No ano passado conseguimos o orçamento e iniciamos o processo de licitação dos serviços, e agora estamos na fase de implantação”, explicou Jonas Gil, da Divisão de Telemática. A infraestrutura encontrada em Serra do Navio foi herdada da extinta Comarca do município, absorvida pela Comarca de Pedra Branca do Amapari. “A geografia e o acesso a esses locais são fatores que dificultam a implantação, mas estamos conseguindo realizar”, detalhou Jonas. 

postoavancadointernet (3).jpgUm exemplo desta dificuldade de acesso é o arquipélago do Bailique, para onde o acesso é exclusivamente fluvial. “Por isso que o Bailique e a comunidade do Lourenço ficaram por último, são os mais isolados e só foi possível a contratação do serviço via satélite”, disse Jonas Gil, destacando o empenho de toda a equipe da Divisão de Telemática e da direção do Departamento de Informática, na pessoa do Diretor Marco Antônio Craveiro, para a ativação desses links.

“Houve uma migração contratual. Saímos de contratos fragmentados, vislumbrando não mais a prestação de pequenos serviços, mas vendo o Tribunal com a perspectiva de grandes soluções de T.I., e conseguimos migrar mais de 60 links para dois contratos somente. Um deles envolvendo a capital e o interior, e outro exclusivo para Bailique e Lourenço, de Internet satelital”, finalizou Jonas Gil.

- Macapá, 31 de janeiro de 2019 –

 

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD