Justiça do Amapá garante Internet a seis postos avançados do interior do Amapá
A Internet chegou aos postos avançados do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em alguns deles onde ainda não há serviços de dados comercializados. A novidade é fruto do trabalho do Departamento de Informática, por meio da Divisão de Telemática. Quatro postos: Cutias do Araguari, Itaubal do Piririm, Pracuuba e Serra do Navio já estão servidos por meio de fibra ótica e rádio. Outros dois, Vila Progresso (Bailique) e Lourenço (Calçoene), terão Internet via satélite até o final de fevereiro.
“A instalação de Internet nos postos avançados é uma demanda antiga nossa. O isolamento dessas Unidades estrangulava a prestação jurisdicional, pois fazia com que o envio de documentos fosse feito pelos Correios, com todas as dificuldades inerentes, e, por exemplo, impedia que nas audiências se pudesse consultar o andamento de um processo ou os antecedentes de um réu”, relatou o Juiz Luiz Carlos Kopes Brandão, titular da Vara Única da Comarca de Ferreira Gomes, que abrange os postos avançados de Cutias e Pracuúba.
“Agora, poderemos enviar e obter informações em tempo real, e as audiências serão feitas no Sistema Tucujuris e estarão disponíveis imediatamente para consulta e outras providências. Sem dúvida, um salto imenso de qualidade, e é necessário agradecer à Presidência do Tribunal por ter viabilizado isso”, enfatizou o magistrado.
Ferreira Gomes é um município localizado há 140 km de Macapá, ocupa uma área de 5.046,258 km2, banhado pelo rio Araguari, onde está situada a hidrelétrica Coaracy Nunes. Ao Norte tem limites com os municípios de Pracuúba e Amapá; ao Sul, com Porto Grande; à Leste com Tartarugalzinho e Cutias; e a Oeste com Porto Grande e Serra do Navio. O acesso aos postos avançados se dá por meio terrestre, no caso de Cutias do Araguari em um percurso de 160 km, percorrendo um trecho pavimentado e mais um trecho de estrada de chão. Pracuúba distante 130 km da sede da Comarca, por estrada pavimentada.
Isoladas pela complexidade geográfica típica da Amazônia, à exceção de Serra do Navio que já contava com estrutura tecnológica, essas unidades contavam apenas com telefonia. “No ano passado conseguimos o orçamento e iniciamos o processo de licitação dos serviços, e agora estamos na fase de implantação”, explicou Jonas Gil, da Divisão de Telemática. A infraestrutura encontrada em Serra do Navio foi herdada da extinta Comarca do município, absorvida pela Comarca de Pedra Branca do Amapari. “A geografia e o acesso a esses locais são fatores que dificultam a implantação, mas estamos conseguindo realizar”, detalhou Jonas.
Um exemplo desta dificuldade de acesso é o arquipélago do Bailique, para onde o acesso é exclusivamente fluvial. “Por isso que o Bailique e a comunidade do Lourenço ficaram por último, são os mais isolados e só foi possível a contratação do serviço via satélite”, disse Jonas Gil, destacando o empenho de toda a equipe da Divisão de Telemática e da direção do Departamento de Informática, na pessoa do Diretor Marco Antônio Craveiro, para a ativação desses links.
“Houve uma migração contratual. Saímos de contratos fragmentados, vislumbrando não mais a prestação de pequenos serviços, mas vendo o Tribunal com a perspectiva de grandes soluções de T.I., e conseguimos migrar mais de 60 links para dois contratos somente. Um deles envolvendo a capital e o interior, e outro exclusivo para Bailique e Lourenço, de Internet satelital”, finalizou Jonas Gil.
- Macapá, 31 de janeiro de 2019 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 31 Janeiro 2020 07:34