Lei de acesso à informação: a importância da Ouvidoria para o jurisdicionado
No ano de 2019, a Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Amapá realizou 161 atendimentos, entre os quais 141 obtiveram resposta e os 20 restantes continuam em andamento em 2020. O núcleo funciona como um elo entre o jurisdicionado e o Judiciário. À medida que as manifestações chegam, a Ouvidoria do TJAP recebe a demanda direta do cidadão e transforma em ações para otimizar seus serviços.
À frente deste núcleo como Ouvidor-Geral, o Desembargador Manoel Brito conta com uma equipe, que além de Klezer Paiva é composta por Pedro Correia. As repostas são enviadas por e-mail. São demandas externas e internas envolvendo o trabalho da Justiça que é prestado ao cidadão.
As mensagens chegam por meio do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; do portal: https://www.tjap.jus.br/portal/ouvidoria/, com preenchimento de formulário eletrônico; e por intermédio do telefone de ramal 3734; ou ainda presencialmente, na central da ouvidoria localizada no Tribunal de Justiça.
Este serviço é assegurado pela Lei de acesso à informação pública (nº 12.527/2011), de modo que a instituição tem prazo de 20 dias para responder. “Acadêmicos e escritórios de advocacia constantemente solicitam dados quantitativos a respeito dos inúmeros serviços prestados pela justiça no Amapá”, explica Klezer Paiva, analista judiciário.
No ano passado, o TJAP foi agraciado com o Prêmio Ouro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), significando um trabalho de excelência para a população amapaense. A caminho do Prêmio Diamante, o TJAP segue um novo ritmo no qual os magistrados buscam posicionar-se mais perto da população, por meio da internet e outras iniciativas que passam a ganhar luz neste início de ano.
- Macapá, 15 de janeiro de 2020 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 15 Janeiro 2020 11:13