Deputadas Aline Gurgel e Telma Gurgel solicitam informações do TJAP sobre aplicabilidade da Lei sobre Alienação Parental no Amapá

lagesleideputadas (1).jpgO Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Desembargador João Lages, recebeu em seu gabinete a visita institucional da Deputada Federal Aline Gurgel, e da Deputada Estadual Telma Gurgel, ambas com representatividade na Procuradoria da Mulher, nas respectivas instâncias do Legislativo. As parlamentares abordaram a Lei 12.318 de agosto de 2010, que dispõe sobre a alienação parental, pedindo ao Desembargador-Presidente, informações acerca da aplicação da referida Lei no âmbito do Estado do Amapá.

lagesleideputadas (2).jpgDe acordo com a Deputada Aline Gurgel, “no dia 25 de novembro de 2019 o Coletivo de Mães na Luta procurou a Procuradoria da Mulher na Câmara Federal, apontando que a alienação parental é campeã de denúncias no Brasil”. Em seguida a denúncia do Coletivo foi encaminhada pela parlamentar federal à Deputada Telma Gurgel, da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Amapá.

“Esta Lei se torna injusta quando ela não prevê a conciliação entre os pais sobre aquele litígio envolvendo os filhos. Nossa visita hoje é no sentido de que o Presidente Lages possa avaliar a Lei e nos passar estatísticas, dados sobre como está sendo sua aplicabilidade no Amapá”, declarou a Deputada Aline Gurgel.

lagesleideputadas (5).jpg“Já havíamos observado que esta é uma Lei draconiana (severa, inflexível). É louvável que as deputadas reivindiquem essas informações, para reavivarem o debate acerca de algo que pode estar resultando em injustiças”, enfatizou o Desembargador-Presidente, destacando que “no Amapá existe uma realidade diferente. “Aqui no estado esta conciliação é autorizada nesta fase pré-processual, por meio das oficinas de parentalidade e do divórcio”, explanou.

O magistrado se comprometeu a fornecer as informações detalhadas, em 10 dias no máximo. “Ficaremos muito felizes se a realidade da Justiça do Amapá ensejar um aperfeiçoamento legislativo, uma Lei melhor”, assegurou o Desembargador-Presidente João Lages.

Segundo a Deputada Aline Gurgel, o caso de sucesso no Amapá é fruto de uma cooperação entre o Poder Judiciário, o Governo do Estado, a Prefeitura de Santana e o Ministério Público Estadual. “Sabemos que 90% dos casais que passam pelas oficinas de parentalidade e do divórcio saem apaziguados”, destacou a parlamentar.

- Macapá, 13 de janeiro de 2020 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD