TJAP trabalha na adequação de suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas
“São desafios que todos nós devemos enfrentar a partir de 2020, na realização da justiça cada vez mais sintonizada com os anseios contemporâneos da sociedade, e fortalecendo a unidade estratégica do Poder Judiciário na contribuição para o desenvolvimento global”, declarou o desembargador-presidente João Lages. A Agenda 2030 da ONU apresenta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas no período de 2016 a 2030, relacionadas à efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, que incorporam e dão continuidade aos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de subsídios construídos na Conferência Rio + 20.
Líderes de 193 Países, inclusive o Brasil, assumiram compromisso com a Agenda 2030, coordenada pelas Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Por meio da Portaria 133/2018, foi instituído no CNJ, o Comitê Interinstitucional destinado a avaliar a integração das metas do Poder Judiciário às metas e indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030, e elaborar relatório de trabalho com apoio de todos os tribunais do país, cuja composição consta da Portaria CNJ 148/2018.
A efetiva implementação dos ODS no âmbito da Justiça obedece a duas dimensões. “A primeira delas está relacionada aos Macrodesafios do Poder Judiciário para 2021-2026, entre os quais foi inserida a Promoção da Sustentabilidade. A segunda dimensão é o atendimento à Meta 9 do CNJ para 2020, Integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário, realizando ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltados aos ODS da Agenda 2030, o que antecipa para este ano a temática inserida nos Macrodesafios”, explica o Diretor da Assessoria de Planejamento do TJAP, Rosywan Cantuária.
Em todo o Brasil, os tribunais de justiça, neste momento, trabalham para transformar a Meta estabelecida pelo CNJ em ações objetivas. “Nossa equipe se debruça agora na elaboração de um workshop para magistrados e servidores, que analisará os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dos quais deverá ser selecionado um; definirá um dos três assuntos mais demandados no acervo do TJAP, correlacionadas aos ODS, para elaboração de um Plano de Ação voltado à prevenção ou desjudicialização da demanda selecionada”, especificou Rosywan Cantuária.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
- Erradicação da Pobreza
- Fome Zero e Agricultura Sustentável
- Saúde e Bem-estar
- Educação de Qualidade
- Igualdade de Gênero
- Água Potável e Saneamento
- Energia Acessível e Limpa
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- Indústria, Inovação e Infraestrutura
- Redução das Desigualdades
- Cidades e Comunidades Sustentáveis
- Consumo e Produção Responsáveis
- Ação contra a Mudança Global do Clima
- Vida na água
- Vida Terrestre
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes
- Parcerias e Meios de Implementação
Em três meses o Plano de Ação deverá estar pronto e enviado ao CNJ, o que corresponde ao cumprimento de 30% da Meta. Até o final de 2020 as ações deverão estar em execução, correspondendo a 70% da Meta.
Agenda 2030 e Planejamento Estratégico
Na abertura do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em dezembro de 2018 na cidade de Foz do Iguaçu - PR, o Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Dias Toffoli, destacou a importância de incluir no planejamento do Poder Judiciário para 2020, as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 das Nações Unidas. Desde então o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) vem trabalhando com perspectiva de adequação de suas ações à Agenda 2030.
Em agosto de 2019, o Presidente do Judiciário Amapaense, Desembargador João Lages, e o Corregedor Geral do TJAP, Desembargador Eduardo Contreras, participaram do 1º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário, realizado pelo CNJ em Curitiba - PR. O evento reuniu os 22 países Ibero-Americanos para discutir a institucionalização dos ODS no Poder Judiciário.
- Macapá, 10 de janeiro de 2020 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 10 Janeiro 2020 07:33