Projeto “O Som que Liberta”, de iniciativa do Juizado da Infância de Macapá, realiza Cantata de Natal no CESEIN
Na manhã de terça-feira (17), o Centro Socioeducativo de Internação Masculina (CESEIN) celebrou uma Cantata de Natal, por meio do projeto “O Som que Liberta”, marcando o encerramento das atividades em 2019. Os projetos são realizados em parceria sinérgica com várias instituições, para promover a transformação e socioeducação dos adolescentes ali internados.
“O Som que Liberta” é um projeto desempenhado pelo Juizado da Infância e da Juventude – Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas da Comarca de Macapá no Cesein, em parceria com a Fundação da Criança e Adolescente (FCRIA), e a Escola Estadual Elcy Rodrigues Lacerda. O ambiente de internação logo foi transformado a partir da energia que chegava com as melodias entoadas pelos socioeducandos, uma virada de emoção para quem prestigiava o momento: colaboradores das três instituições, pais dos internos e parceiros.
A mensagem de união e renovação transbordou na fala dos promotores da festa, Solange Mira, assistente social e gerente do projeto. “O juiz Esclepíades sempre diz que a gestão só tem êxito se for colaborativa. Um ano inteiro de atividades que realizamos de mãos dadas, hoje comemoramos um marco. Se há uma realidade que precisa ser transformada, o projeto social floresce para mudar esta realidade, projeto social é isso”, disse a servidora.
O momento foi de emoção. No rosto dos pais as lágrimas desciam ao ouvir a mensagem de amor e acolhimento, compartilhada por representantes de três segmentos religiosos: espíritas, católicos e evangélicos. O grupo Shalom promoveu um momento de oração e abraço aos colaboradores do projeto, emocionando a todos.
Do início ao fim da programação, os pais e familiares dos adolescentes puderam se surpreender ao descobrir as atividades que têm transformado a vida desses jovens. Um desses projetos é de “Robótica Educacional”, coordenado pelo professor Bernardino Maia. “Para que esses alunos consigam mover os robores é necessário conhecimentos de informática, inglês e a linguagem de programação e algoritmo”, explicou o professor.
Outro parceiro que marcou presença foi a Defensoria Pública Estadual, representada pela defensora Isabela Campos. “Estamos aqui todos os meses cobrando procedimentos. Mas, hoje reconhecemos o valor de cada agente deste projeto. O que acontece aqui é direito dos jovens e adolescentes, uma retomada da sua dignidade humana”, expressou.
Alguns jovens receberão indulto de Natal, e poderão comemorar em família o esforço que têm desempenhado para tornarem-se cidadãos melhores. Durante este ano, mais de 80 jovens e adolescentes passaram pelo projeto de música. Um dia para sentir o poder da música na transformação do ser e da vida. Para fechar com alegria, a Cantata Natalina do Cesein foi encerrada com um café da manhã partilhado por todos.
- Macapá, 18 de dezembro de 2019 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Quarta, 18 Dezembro 2019 04:36